A Receita Federal está próximo de fazer um pagamento para mais de 4 milhões de brasileiros. Este pagamento é feito de forma anual, dividido em etapas e nem todo cidadão tem direito. Se você ainda não sabe do que estamos falando, fique ciente ao acompanhar a notícia abaixo.
Anualmente, a Receita Federal cobra a conhecida declaração do Imposto de Renda para alguns cidadãos. Estas pessoas são escolhidas após ultrapassarem algumas condições pré-estabelecidas pela própria Receita. Desta forma, torna-se obrigatório a entrega deste documento pelos trabalhadores.
Em 1º de maio, o governo anunciou o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda. Agora, os cidadãos que recebem até dois salários mínimos (R$2.640) são isentos de fazer a declaração do Imposto de Renda. Porém, para aqueles que entregam, existe a possibilidade de receber parte do valor de volta.
A restituição é uma taxa conhecida por muitos brasileiros que entregam a sua declaração do Imposto de Renda e recebem uma parcela do valor em retorno. Isto porque a Receita Federal fiscaliza os seus dados e números passados para verificar se todos os impostos necessários foram pagos.
Em caso positivo, é possível que você tenha pago exatamente o que é necessário. Por isso, o pagamento da restituição não será realizado. Entretanto, em casos positivos que você pagou um valor superior ao necessário, a Receita Federal terá que reembolsar parte do valor como forma de restituição.
Quando os pagamentos feitos pela Receita Federal serão realizados?
A declaração do Imposto de Renda deve ser realizada até o próximo dia 31/05, quando se encerra o prazo de entrega. Além disto, também no dia 31/05, o primeiro lote de pagamento da restituição do Imposto de Renda será iniciado. Este ano, existem duas novas formas de conseguir o benefício mais cedo.
A Receita Federal incluiu uma nova forma de entregar a declaração, que foi a “Declaração Pré-preenchida“. Além disto, também foi apresentada a opção de recebimento da restituição via chave PIX (CPF). Estas duas adesões fazem com que o beneficiário receba o pagamento de forma preferencial.