Quer receber a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Veja agora como CONSULTAR a quantia

A Receita Federal fará o depósito de cinco lotes de restituição do Imposto de Renda em 2023. O primeiro pagamento acontecerá em 31 de maio, mesma data em que será encerrado o prazo para enviar a declaração. A partir das 10h00 dessa quarta-feira (24), os contribuintes poderão consultar se foram inclusos no primeiro lote. Caso contrário, terão que aguardar os próximos saques.

Quer receber a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Veja agora como CONSULTAR a quantia
Quer receber a RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda? Veja agora como CONSULTAR a quantia (Imagem: FDR)

O pagamento da restituição do Imposto de Renda acontece sempre no último dia útil de cada mês, de maio até setembro. Enquanto a consulta dos contemplados ficará aberta uma semana antes da data de transferência, podendo ser feita no site da Receita Federal ou no aplicativo Meu Imposto de Renda. Nesse primeiro pagamento serão mais de 4 milhões de contribuintes contemplados.

Esse será o maior depósito da história, serão R$ 7,5 bilhões distribuídos entre os que têm direito ao benefício. A restituição é paga para quem apresentou gastos dedutíveis durante o ano de 2022, e que conseguiu descontos no valor final da tributação. Os descontos serão concedidos por meio do pagamento da restituição, como se a Receita estivesse devolvendo valores ao contribuinte.

Depois que enviar a declaração, os contribuintes receberão a mensagem informando se há valores a serem pagos e se há quantias a serem restituídas. Tendo direito ao pagamento da restituição do Imposto de Renda, basta aguardar que o depósito seja feito em um dos cinco lotes.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

As informações da Receita Federal são de que 95% dos contribuintes contemplados no primeiro pagamento da restituição do Imposto de Renda, pertencem ao grupo prioritário. São eles: idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave, além daqueles cuja maior fonte de renda vem do magistério.

Além desses que serão prioridade em todos os lotes, também devem receber nos primeiros depósitos aqueles que enviaram a declaração até o dia 10 de maio, escolheram a versão pré-preenchida, ou optaram pela transferência via PIX. Para descobrir se cumprir com essas regras deu certo, a consulta funciona assim:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Agora escolha “Consultar restituição” e “Iniciar”;
  • Informe CPF, data de nascimento e ano de envio do documento;
  • Preencha o código de segurança informado;
  • Tenha acesso as informações.

Esse mesmo processo pode ser feito no App Meu Imposto de Renda.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com