Em época de entrega da Declaração do Imposto do Renda, os contribuintes precisam ficar sempre atentos para não cair em golpes. Os golpistas estão sempre buscando uma forma de nos enganar e não podemos descuidar da segurança. Sendo assim, confira algumas dicas especiais para se proteger desses golpes.
Um dos golpes mais aplicados, segundo a Receita Federal, é o envio de falsas mensagens de cobrança sobre o Imposto de Renda.
“Através de mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalam programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais”, disse o órgão, segundo o portal Suno.
Como não cair em golpes relacionados ao Imposto de Renda
Para não cair em golpes neste período de IRPF é preciso ficar atento. Em primeiro lugar, saiba que a Receita Federal não envia links para os contribuintes. Se a pessoa tiver algum tipo de pendência, ela é quem deve acessar o sistema da Receita para verificar.
“Caso receba alguma comunicação com endereço de origem da instituição, o procedimento seguro é entrar no portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha, e verificar se há alguma pendência no CPF ou imposto de renda”, explicou o órgão através de comunicado enviado imprensa.
A Receita deu ainda três dicas de extrema importância opara evitar problemas neste período de entrega do Imposto de Renda:
- Não abra arquivos anexados, pois geralmente são programas executáveis que podem trazer danos ao computador ou capturar informações sensíveis do usuário;
- Não clique em links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja falando sobre a Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”; e
- Exclua imediatamente a mensagem.
- Desconsidere todo tipo de correspondência enviada para sua residência em nome da Receita. O órgão não envia cartas e boletos para os contribuintes pelo Correio.
Declaração do IR 2023
Os contribuintes tem até o dia 31 de maio para enviar a sua declaração do Imposto de Renda. Neste ano, quem optar pela declaração pré-preenchida e escolherem receber a restituição via Pix (com a chave CPF), entram na lista de prioridades para recebimento da restituição.