Prova de vida do INSS é CANCELADA e segurado não precisa mais fazer a validação anual

A prova de vida como os aposentados e pensionistas do INSS conheciam não existe mais. A partir de 2023, o órgão previdenciário seguirá uma nova dinâmica para comprovar a vida dos seus segurados. Confira a seguir como a revisão será feita.

Pagamentos do INSS serão retomados na próxima semana. Consulte se terá acréscimo
Prova de vida do INSS é CANCELADA e segurado não precisa mais fazer a validação anual. (Imagem: FDR)

Antes, os beneficiários eram convocados a comparecer pessoalmente em uma agência da Previdência Social para a comprovação. Depois de três anos sem realização da prova de vida, a autarquia anunciou que o processo volta a ser obrigatório, mas será todo feito de forma digital pelo próprio INSS.

A intenção é que a comprovação de vida dos segurados seja concluída em tempo mais curto e em formato mais prático para os beneficiários. Para isso, foi criado um sistema de cruzamento de dados de diversos órgãos públicos. Através dele, o INSS conseguirá identificar atividades registradas recentemente nos dados de identificação dos cadastrados.

Se estiver registrado que um aposentado solicitou a emissão da segunda via da Carteira de Identidade, ou compareceu a uma consulta médica pelo SUS, ou votou nas últimas eleições, a sua prova de vida está concluída e ele será considerado apto para continuar recebendo o benefício mensal.

Confira todas as atividades que são válidas como prova de vida para o INSS

  • Comprovantes de votação em eleições; 
  • Consultas no Sistema Único de Saúde (SUS); 
  • Acesso ao site ou aplicativo Meu INSS; 
  • Registro de vacinação;
  • Realização de perícia médica;
  • Declaração do Imposto de Renda; 
  • Emissão ou renovação de documentos oficiais (exemplo: RG, CNH, CTPS); 
  • Atendimento presencial nas agências da Previdência Social; 
  • Atualização de dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Recebimento de benefício com reconhecimento biométrico;
  • Cadastro ou recadastramento em órgãos de trânsito ou de segurança pública.

O período analisado pelo INSS será o dos 10 meses após o último aniversário do seguradoSegundo o Ministério da Previdência Social, o INSS promete iniciar a prova de vida automática ainda no mês de janeiro.

Mesmo não sendo obrigatório que o beneficiário tome a iniciativa no processo, serão aceitos os pedidos de prova de vida feitos diretamente nas agências bancárias ou através do aplicativo Meu INSS. A confirmação ainda pode ser feita pela Central 135, o atendimento telefônico do órgão. Já as agências da Previdência Social não realizam a prova de vida.

Caso a autarquia não encontre registro algum de atividade recente de um segurado, entrará em contato com ele para que, nesse caso, a comprovação seja realizada presencialmente.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.