IPTU 2023: contribuinte de Jundiaí deve cadastrar seu boleto eletrônico até o fim da semana

Os contribuintes da cidade de Jundiaí devem se apressar, pois termina nesta semana o prazo para cadastrar o boleto eletrônico do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU 2023). O processo deve ser realizado até o dia 9 deste mês de dezembro pelo site da prefeitura

IPTU 2023: contribuinte de Jundiaí deve cadastrar seu boleto eletrônico até o fim da semana
IPTU 2023: contribuinte de Jundiaí deve cadastrar seu boleto eletrônico até o fim da semana. (Imagem: FDR)

A importância em se atentar ao prazo de cadastro do boleto eletrônico se refere ao fato de que, após o período atual, o cadastramento será válido apenas para o ano de 2024. A digitalização do IPTU 2023 teve início em 2018. Desde então, 26.825 contribuintes foram registrados no sistema, gerando uma economia de papel de 536 kg.

Para agilizar os cadastros do IPTU 2023, a Prefeitura de Jundiaí designou uma equipe da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), que ficará a postos no Espaço Jundiaí Empreendedora para realizar o cadastro dos munícipes interessados. O espaço fica situado no Piso G3, ala oeste do Maxi Shopping

A equipe da prefeitura ficará pronta para atender os contribuintes com interesse em registrar o boleto eletrônico do IPTU 2023 das 16h às 20h durante a semana e, das 14h às 19h aos finais de semana. Cabe destacar que o atendimento terá horários especiais nos dias em que a seleção brasileira participar da Copa do Mundo

“Em alinhamento aos conceitos tecnológicos e sustentáveis, Jundiaí lançou o IPTU Eletrônico. A prática trouxe a facilidade de o contribuinte receber o carnê pelo e-mail, com rapidez e segurança necessária para o pagamento”, avalia o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Para realizar o pagamento, o munícipe também tem a facilidade de acessar as páginas dos bancos Itaú, Bradesco e Santander diretamente pelo site da Prefeitura para efetuar o pagamento, inclusive pela modalidade PIX. Caso prefira, o contribuinte pode imprimir a guia completa, com código de barras, para realizar o pagamento em uma das agências bancárias e lotéricas autorizadas.

IPTU

O IPTU é o imposto incidente sobre as propriedades construídas em perímetro urbano, ou seja, é cobrado anualmente de proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais de uma cidade.

Tendo em vista que ele incide sobre cada propriedade, o contribuinte que tiver mais de um imóvel registrado em sua titularidade, deverá arcar com as despesas de todos eles. Se ele possuir cinco imóveis, será preciso pagar cinco IPTUs.

É importante destacar que, se a propriedade for urbana, mas ele possuir apenas o terreno sem construção, será pago o Imposto Territorial Urbano (ITU). Porém, se o terreno se encontrar fora do perímetro urbano, a taxa incidente é a do Imposto Territorial Rural (ITR). Ambos possuem uma base de cálculos e alíquotas distintas do IPTU.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.