IPVA 2023 vai acompanhar a VALORIZAÇÃO do seu carro. O que isso significa?

O mês de janeiro pode trazer um pouco de dores de cabeça ao contribuinte brasileiro. Com a valorização dos veículos seminovos e usados, os proprietários podem ter surpresas quando forem realizar o pagamento do seu Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023).

IPVA 2023 vai acompanhar a VALORIZAÇÃO do seu carro. O que isso significa? (Imagem: FDR)

Isso se deve ao fato de que mesmo com a alíquota média do IPVA 2023 não se alterando, ficando novamente em cerca de 3%, ocorreu um processo ao longo da pandemia de escassez de carros novos no mercado. Dessa forma, os zero quilômetros subiram de preço e fizeram com que os seminovos e usados ganhassem mais espaço no mercado.

Assim, mesmo que a alíquota continue a mesma, mas se o valor do seu carro subiu, de, por exemplo, R$ 80 mil para R$ 100 mil, o IPVA também vai subir na mesma proporção. Pois é calculado com base nas tabelas de preços (tabela FIPE).

Quem pode receber desconto no IPVA 2023?

Entretanto, mesmo com a provável disparada no preço do imposto, há uma forma de reduzir um pouco os gastos com o IPVA. Assim, caso o contribuinte tenha condições para tal, uma dica dos especialistas é que o pagamento seja realizado à vista, através da chamada cota única.

Imposto regulado pelos estados, o IPVA 2023 poderá ter desconto aos contribuintes de até 15% do valor a ser pago pelos donos dos veículos.

Além dos descontos, existem proprietários de carros que são isentos do IPVA. A primeira possibilidade de abono é para carros que possuam muitos anos de estrada. Dessa forma, o imposto sobre os “velhinhos” pode variar entre os estados. A tendência é que carros com mais de 20 anos de fabricação sejam isentos em todo o país.

A capacidade do motor também influencia na possibilidade de isenção do IPVA para alguns veículos. Portanto, meios de locomoção que possuam motores com menos de 50 cm³ também não precisarão ser alvo de tributação.

Por fim, vale lembrar que o IPVA não é cobrado por posse de veículos oficiais de partidos políticos, entidades sindicais, instituições de educação ou assistência social sem fins lucrativos e dos templos religiosos.

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