Logo do Terra PRODUTOS TERRA
FDR
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Benefícios
    • Bolsa Família
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • INSS
    • MEI
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • Curiosidades
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
  • Anuncie
No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Benefícios
    • Bolsa Família
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • INSS
    • MEI
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • Curiosidades
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
  • Anuncie
No Result
View All Result
FDR
No Result
View All Result

CONTA DE LUZ muito cara? Pesquisa revela estratégias para BARATEAR seu valor

Por Laura Alvarenga
23 de novembro de 2022
WhatsApp
Conta de energia MAIS CARA? Entenda as MUDANÇAS para os próximos meses

Conta de energia MAIS CARA? Entenda as MUDANÇAS para os próximos meses (Imagem: Pixabay/Montagem: FDR)

Embora a bandeira verde já esteja em vigor há alguns meses, muitos consumidores reclamam que a conta de luz continua muito cara. Um casal, por exemplo, chega a gastar em torno de R$ 150 com o consumo de energia elétrica por mês, valor relativamente alto para apenas duas pessoas. 

CONTA DE LUZ CONTA DE LUZ muito cara? Pesquisa revela estratégias para BARATEAR seu valor CARA! Projeto prevê aumento de 2,4% nessas regiões do país
CONTA DE LUZ muito cara? Pesquisa revela estratégias para BARATEAR seu valor. (Imagem: Montagem/FDR)

Neste sentido, a pesquisa “Percepções sobre o Setor Elétrico”, realizada pelo DataFolha no mês de julho deste ano, por solicitação da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), apontou que, oito em cada dez consumidores passaram a economizar energia visando baratear a conta de luz. 

Os entrevistados disseram ter observado que a fatura teve um peso considerável no orçamento doméstico dos últimos 12 meses. A pesquisa contou com a participação de 2.088 brasileiros residentes em 130 municípios das cinco regiões do país. 

Deste total, 85% afirmaram ter reduzido o consumo de energia elétrica para economizar com a conta de luz. Enquanto isso, outros 83% notaram um peso maior da fatura no orçamento familiar doméstico. 

Com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa, embora realizada em julho, pôde ser divulgada somente agora em virtude do período eleitoral.

A apuração ocorreu em um momento melindroso no qual o setor elétrico continua aguardando pelos trâmites finais que irão resultar na abertura integral do mercado livre.

O resultado nos últimos meses foi 72% dos brasileiros abrindo mão do consumo de determinados itens para conseguir arcar com as despesas da conta de luz, que inclusive, foi considerada como o principal gasto mensal por 67% dos entrevistados. 

Já 44% dos consumidores ouvidos, contaram que precisaram deixar de pagar pelo menos uma fatura de energia elétrica nos últimos 12 meses. Um fato curioso também foi identificado no levantamento. Os maiores culpados pelo aumento na conta de luz no decorrer dos últimos anos são os deputados federais e senadores. 

A pesquisa revela o modo como os consumidores enxergam a escalada de preços da energia nos últimos anos, junto ao aumento na concessão de subsídios a nichos do setor, bem como os custos de mitigação de crises energéticas entre 2014 e 2021, entre outros fatores.

Dicas para economizar na conta de luz

Opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes

Um fator importante se refere aos pontos de energia presentes na casa. O recomendado é trocar as lâmpadas incandescentes e trocá-las por LED ou fluorescentes. Embora estas alternativas possam ser mais caras, elas têm um tempo de duração três vezes maior, além de consumir bem menos energia. 

 Retire os aparelhos eletrônicos da tomada

Mesmo que não haja o uso constante, o hábito de deixar os aparelhos eletrônicos ligados na tomada pode resultar em um gasto significativo no fim do mês. É o caso da televisão e microondas. Isso porque, o simples fato de haver uma luzinha acesa no aparelho já é um indício de gasto de energia. 

Economize energia durante o banho 

O chuveiro é o item que mais consome energia em uma casa. Por isso, existem algumas alternativas para economizar energia durante o banho. Essa economia vai além de apenas reduzir o tempo no banho. Ela também pode ser aplicada ao manter a chave do chuveiro posicionada no modo “verão”, gerando uma economia de até 30%.

Confira a fuga de energia da casa 

É comum haver relatos de consumidores alegando que a conta de luz veio muito alta em um mês específico, sem haver nenhuma explicação plausível para o aumento. Para isso, pode ser importante conferir se não existe algum problema de escape na rede de energia da residência. 

Essa verificação pode ser feita pelo simples ato de desplugar todos os aparelhos eletrônicos da tomada. Se ainda assim o medidor de consumo junto ao registro continuar girando, será necessário procurar um eletricista para identificar e resolver o problema.

Laura Alvarenga

Laura Alvarenga

Laura Alvarenga é uma jornalista apaixonada pela escrita, iniciou sua trajetória ainda como estagiária no setor de redação jornalística e publicitária. Após se formar em 2018, ela aprimorou suas habilidades no Jornal Gazeta do Triângulo, onde realizou o sonho de trabalhar em um jornal impresso, e depois no Jornal Contábil, onde mergulhou no fascinante mundo do SEO, redação e produção de vídeos. Desde 2021, Laura se dedica o portal FDR, especializada nas editorias de direitos, benefícios e renda. Além disso, como co-fundadora de uma agência de marketing digital e produção audiovisual, ela harmoniza seu talento jornalístico com sua visão inovadora, criando conteúdos que cativam e informam. Sua rede social é: @lauraalvarengads

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sobre nós
  • Privacidade
  • Contato
  • Esforços filantrópicos
  • O site FDR é confiável?
  • Trabalhe Conosco
  • Anuncie no FDR

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Benefícios
    • Bolsa Família
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • INSS
    • MEI
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • Curiosidades
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
  • Anuncie

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias