Após as eleições que aconteceram no domingo, 30, o Índice TC de Incerteza Geral da Economia atingiu o menor patamar desde setembro de 2019. O índice que vinha caindo desde julho, quando fechou aos 152,09 pontos, bateu os 98,32 pontos em outubro deste ano, ao final do segundo turno de votação.
Os dados divulgados pelo TC Economatica mostram que, conforme a incerteza cai, a atividade econômica e a bolsa de valores tendem a subir.
“A melhora no cenário de incerteza pode ser explicada por uma melhor previsibilidade na economia brasileira, reflexo de alguns fatores como o Produto Interno Bruto (PIB) variando mais que o esperado para 2022, a queda na taxa de desemprego e a redução da taxa de inflação”, explica o diretor operacional da Economatica e diretor educacional do TC, Felipe Pontes.
Em conjunto, esses fatores podem antecipar uma melhora no cenário econômico para 2023, segundo Pontes: “Se o cenário de incerteza continuar melhorando, podemos pensar em um encerramento definitivo do ciclo de alta de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) e, com uma queda acentuada na incerteza, consequentemente uma antecipação do ciclo de quedas na taxa Selic, que hoje está em 13,75%”.
Incerteza no Brasil em 2022
O investidor brasileiro é acostumado com processos eleitorais conturbados e muita volatilidade, mas não gosta de incerteza – como qualquer outro investidor. Em 2022, diversos pontos foram motivos de incerteza, levando à alta do índice até julho.
Entre as dúvidas que demoraram a ser respondidas, havia a candidatura ou não de Luiz Inácio Lula da Silva, se Jair Bolsonaro aceitaria ou não o resultado, os planos para a economia do petista, se o teto dos gastos seria derrubado, além de questões sobre a inflação brasileira ter uma grande elevação e queda forte ou não do PIB neste ano.
“À medida que o tempo passava, algumas coisas foram ficando mais claras e a incerteza sobre a economia do Brasil foi se reduzindo. Agora após as eleições, já vemos o nível de incerteza caindo de 98,32 em 31/10, para 94,99 no dia 02/11 – uma queda de mais de 3%”, completa Pontes.
Apesar do número positivo, a formação da equipe de ministros do presidente eleito Lula poderá trazer um novo ciclo de aumento de incertezas, “caso as escolhas sejam feitas de forma puramente política, desconsiderando fatores técnicos e desalinhados com uma boa política de responsabilidade fiscal – em especial com relação à escolha do Ministro da Economia, ou da Fazenda”.
TC
O TC é uma das plataformas mais inovadoras e tecnológicas de educação financeira, análise de dados e inteligência de mercado do Brasil.