As eleições de 2022 são uma realidade cada vez mais próxima de acontecer. Enquanto isso, a corrida entre os candidatos se mostrou acirrada nos resultados mais recentes de uma pesquisa presidencial.
Realizada pelo instituto Gerp, a pesquisa que apura a preferência dos eleitores para as eleições de 2022, não aponta mais o ex-presidente e candidato, Luiz Inácio Lula da Silva como favorito. Os dados mostram que, no primeiro turno, tanto Lula quanto Jair Bolsonaro têm 38% das intenções de voto.
Enquanto isso, os demais candidatos como Ciro Gomes e Simone Tebet, reúnem percentuais entre 10% e 3%, respectivamente. Os candidatos não listados não conseguiram atingir mais que um ponto percentual na pesquisa.
Nos resultados para as eleições em que Lula e Bolsonaro empatam no primeiro turno, é importante destacar que a margem de erro pode ter uma variação de 2,18 pontos percentuais para mais ou para menos em comparação à pesquisa realizada em junho.
Na circunstância, o petista obteve 39% das intenções de voto, contra 37% em relação ao principal adversário. A pesquisa entrevistou 2.098 eleitores por todo o Brasil entre 1 a 5 de agosto. O resultado foi devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR – 009327, de 2022.
Considerando a possibilidade de um segundo turno nas eleições deste ano, a diferença entre a pontuação dos candidatos também caiu. Entretanto, Lula continuaria saindo vencedor com 51% das intenções de voto frente a 39% do atual presidente.
Em 25 de julho, o resultado era de 54% contra 36%. A pesquisa ainda apontou que 73% dos eleitores permanecem convictos de que os votos não mudarão até o dia do pleito eleitoral em 2 de outubro de 2022. Já outros 25% estão abertos a mudanças.
Segundo turno das eleições
Lula vence em todos os cenários do 2° turno. Em uma possível disputa contra Ciro Gomes, o petista tem 47% das intenções de voto, frente a 32% de Ciro. Se o segundo turno fosse contra Simone Tebet, Lula teria 50% das intenções de voto, enquanto Tebet ficaria com 29%.
Em outra possibilidade, entre Ciro e Bolsonaro, Ciro tem 48% de intenções de voto, e Bolsonaro 41%. O único cenário em que o presidente conseguiria a reeleição seria contra Simone Tebet, que ficaria com 40%, frente aos 44% de Bolsonaro.