Eleições 2022: novas pesquisas apontam Bolsonaro como uma grande aposta

Na última semana, uma pesquisa mostrou a posição de cada um dos pré-candidatos às eleições 2022 na corrida ao pleito que acontece em outubro. Em meio a uma campanha conturbada, Bolsonaro continua sendo indicado como um forte candidato com potencial para se manter na presidência da República. 

Eleições 2022: novas pesquisas apontam Bolsonaro como uma grande aposta
Eleições 2022: novas pesquisas apontam Bolsonaro como uma grande aposta. (Imagem: FDR)

Desde sua primeira candidatura, que gerou a vitória atualmente desfrutada, Bolsonaro foi um crítico ferrenho às pesquisas eleitorais. Agora, nas eleições 2022, o cenário não é muito diferente. Apesar de os dados do levantamento apontarem o contrário, especialistas afirmam durante reuniões políticas em Brasília que os números não refletem a verdade. 

A crença dos governistas, conforme divulgado pelo Veja Abril, é que as pesquisas para as eleições 2022 não captam a verdadeira essência dos eleitores, especialmente os conservadores nos costumes. O grupo de apoiadores de Bolsonaro permanece convicto de que a direita, em hipótese nenhuma, votaria em um candidato petista. 

Embora não se assemelhe criteriosamente às menções dos governistas, o resultado da última pesquisa sobre as eleições 2022 foi um tanto curioso. Pois, esta foi a primeira vez no cenário atual que Bolsonaro atingiu um patamar próximo ao do principal rival, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Esta foi a primeira vez que uma pesquisa eleitoral apontou a possibilidade de Bolsonaro bater de frente com Lula no primeiro turno. 

Resultado da pesquisa para as eleições 2022

O Datafolha realizou a pesquisa de intenção de votos para as eleições entre a última quarta e quinta-feira, (22) e (23), respectivamente. Foram entrevistados 2.556 eleitores com mais de 16 anos de idade em todos os Estados brasileiros. O levantamento que apurou as intenções de voto dos eleitores, aponta a vitória de Lula no 1º e 2º turno das eleições de 2022.

Em comparação à última pesquisa de intenção de votos para as eleições 2022, divulgada no final de maio, houve a oscilação de Lula em um ponto percentual para menos, se mantendo na margem de erro. Já Bolsonaro oscilou um ponto para mais, embora também esteja dentro da margem de erro. 

Confira a relação de intenções de voto para o primeiro turno das eleições 2022:

  • Lula (PT): 47% (48% na pesquisa anterior, em maio);
  • Jair Bolsonaro (PL): 28% (27% na pesquisa anterior);

Considerando os votos válidos, no primeiro turno Lula ganharia com facilidade, segundo os dados do Datafolha. Em comparação à pesquisa anterior, ele e Bolsonaro oscilaram dentro da margem de erro. Veja:

  • Lula (PT): 53% (54% na pesquisa anterior, em maio);
  • Bolsonaro (PL): 32% (30% na pesquisa anterior, em maio).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.