Eleições 2022: pesquisas indicam vitória de Lula ainda no primeiro turno

Um estudo realizado pelo Poder360 mostrou que o candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer às eleições de 2022 logo em primeiro turno. O jornal analisou seis pesquisas eleitorais mais recentes, e observou que em pelo menos cinco delas Lula saí como vencedor.

Eleições 2022: pesquisas indicam vitória de Lula ainda no primeiro turno
Eleições 2022: pesquisas indicam vitória de Lula ainda no primeiro turno (Imagem: FDR)

Ao analisar as pesquisas Genial/Quaest e Datafolha o ex-presidente Lula venceria já no 1° turno, ainda considerando a margem de erros. Enquanto isso, a XP/Ipespe, BTG Pactual/FSB e PoderData mostram empate técnico nas eleições 2022.

Usando como referência a Paraná Pesquisa, a diferença entre os dois candidatos ficou maior, e dessa forma se confirmaria uma nova disputa em segundo turno.

Para vencer em primeiro turno no país é necessário que o candidato obtenha 50% dos votos mais 1. Em resumo, precisa ter mais votos do que a soma dos seus concorrentes. Sendo que votos brancos e nulos não são considerados.

O próprio Poder 360 realizou uma pesquisa de intenção de votos, por meio da sua empresa PoderData. Neste caso, as entrevistas com 3 mil pessoas aconteceram entre os dias 19 a 21 de junho deste ano.

Na ocasião, o resultado mostrou que Lula lidera a pesquisa obtendo 44% das intenções de votos. Enquanto Jair Bolsonaro possuí 34% dos interessados em reelege-lo.

Outros nomes também foram citados. Ciro Gomes (PDT) levou 6% da preferência, e Janones (Avante) com 2%. Bivar (União), Eymael (DC) e Simone Tebet (MDB) pontuaram 1% na pesquisa.

No segundo turno a diferença entre os dois principais nomes também foi notado. Lula ganha 52% das intenções dos votos, enquanto Bolsonaro terá 35% do eleitorado.

A pesquisa realizada entre os dias 19 a 21 de junho, foi feita por chamada telefônica. Foram 3.000 entrevistados em 302 municípios nas 27 unidades da Federação.

Eleições 2022

O primeiro turno das eleições 2022 acontecerá no dia 2 de outubro deste ano. Além do presidente da República, os eleitores terão que votar em um novo governador do estado. E mostrar sua preferência por senador, deputado estadual e federal.

Caso seja necessário por haver empate técnico, o segundo turno das eleições acontecerá no dia 30 de outubro. Neste caso, disputam apenas os candidatos à presidência e ao governo do estado.

Isso significa que deputados e senadores são selecionados já em primeiro turno. Para votar basta comparecer ao seu colégio eleitoral com um documento oficial com foto. Para consulta basta baixar o app e-Título.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]