Bolsonaro solicita CPI para investigar o aumento dos combustíveis na Petrobras

Após a Petrobras anunciar um novo aumento dos combustíveis, o presidente Bolsonaro disse que irá solicitar ao presidente da Câmara a criação de uma CPI. A comissão parlamentar de inquérito terá como propósito investigar a diretoria e o conselho da antiga estatal.

Bolsonaro solicita CPI para investigar o aumento dos combustíveis na Petrobras
Bolsonaro solicita CPI para investigar o aumento dos combustíveis na Petrobras (Imagem: Montagem/FDR)

Na última sexta-feira (17), a Petrobras anunciou mais um reajuste no preço da gasolina e do diesel que entrou em vigor no último sábado (18). O aumento dos combustíveis foi de 5,2% no preço da gasolina e de 14,2% no preço do diesel.

Segundo a estatal, o último reajuste de preço do diesel havia ocorrido há 39 dias e da gasolina a 99 dias. Em nota, a empresa afirmou que tem buscado o equilíbrio dos seus preços com o mercado global. 

Criação da CPI para o aumento dos combustíveis

No mesmo dia do anúncio, o presidente informou, durante uma entrevista ao programa Meio-Dia RN, que solicitou ao presidente da Câmara, Arthur Lira, a criação de uma CPI para investigar a cúpula da Petrobras.

Em sua fala, o presidente Bolsonaro afirmou que Arthur Lira já se reuniu com líderes partidários para ter apoio na criação da CPI que irá investigar o aumento dos combustíveis.

(12) Afinal, como funciona o ICMS e por que ele gera tanta polêmica? – YouTube

Segundo o chefe do Executivo, “a ideia nossa é propor uma CPI para investigarmos o presidente da Petrobras, seus diretores e também os seus conselhos administrativos e fiscal”.

Lucro da Petrobras é inconcebível

Durante a entrevista, Bolsonaro disse que é preciso investigar a conduta dos responsáveis pela antiga estatal, já que o novo aumento dos combustíveis é inconcebível. Além disso, afirmou que a lucratividade da Petrobras é muito maior que a das outras petrolíferas do mundo, chegando a ser seis vezes maior. 

O presidente disse que a cúpula da Petrobras traiu o povo brasileiro e que o lucro é uma “coisa que ninguém consegue entender”. Além disso, ressaltou que as petrolíferas do mundo inteiro reduziram a margem de lucro com o intuito de ajudar a população durante a crise mundial gerada pela guerra na Ucrânia.

Porém, “A Petrobras só no primeiro trimestre deste ano lucrou R$ 44 bilhões”, afirmou Bolsonaro. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, também pediu à Petrobras justificativas para o último aumento dos combustíveis que devem ser apresentadas por meio de documentos internos.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.