Estudantes estavam ansiosos pelas notas de corte parciais do Prouni 2022.2, mas, elas não foram divulgadas pelo MEC. Edição é marcada por mudanças e questionamentos sobre essas notas; entenda o porquê de elas não serem informadas.
As inscrições no Programa Universidade para Todos estão quase encerrando, às 23h59 de amanhã, 4, o sistema será fechado. No entanto, um ponto acabou pegando centenas de estudantes de surpresa, as notas de corte dessa edição não foram divulgadas.
Durante todo o período de inscrições os candidatos podem fazer movimentações e selecionar outros cursos, inverter ordem de prioridade, é justamente nesse ponto que a nota de corte parcial ajuda.
Isso porque ela é um parâmetro que mostra se o estudante está entre os possíveis selecionados.
Por que as notas de corte do Prouni não foram divulgadas?
Muito foi falado sobre as mudanças que o programa sofreu nessa segunda edição. No entanto, ninguém tinha observado que uma delas, a ordem de prioridade, afetaria a nota de corte.
O Guia do Estudante buscou esclarecimentos com a Central de Atendimento do Ministério da Educação (MEC), que confirmou que as notas de corte não serão mais divulgadas ao longo do período de inscrições por conta dessa mudança.
Prioridade no Prouni
Agora, a classificação leva em conta a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição; dentro de cada modalidade será obedecida a seguinte ordem de prioridade:
- Professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica;
- Estudante que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
- Estudante que tenha cursado parte do ensino médio em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Estudante que tenha cursado parte do ensino médio em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista;
- Estudante que tenha cursado todo o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Estudante que tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.