VESTIBULAR 2023: Unicamp está com inscrições abertas

O vestibular 2023 da Universidade Estadual de Campinas oferece 2.540 vagas em cursos de graduação presencial. As provas de primeira fase serão aplicadas em novembro e a segunda em dezembro desse ano; saiba mais sobre essa seleção.

VESTIBULAR 2023: Unicamp está com inscrições abertas
VESTIBULAR 2023: Unicamp está com inscrições abertas (Imagem: FDR)

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu o período de inscrições no seu vestibular 2023; nessa modalidade a instituição oferece ao todo 2.540 vagas.

Além dela, a Unicamp também vai ofertar outras 639 vagas via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e 49 vagas para o Vestibular Indígena 2023.

Tradicionalmente, o vestibular da Unicamp acontece em duas fases:

  • Nessa edição a primeira acontecerá no dia 6 de novembro e será composta de 72 questões objetivas;
  • Enquanto a segunda será aplicada nos dias 11 de dezembro, redação mais 10 questões discursivas e 12 de dezembro, com 8 questões discursivas.

Além disso, os candidatos aos cursos de Música; Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas; Artes Visuais e Dança farão a prova de habilidades específicas que acontecem em janeiro do próximo ano.

Inscrições vestibular Unicamp 2023

Os interessados podem se inscrever até 2 de setembro através do site da COMVEST. A taxa custa R$ 192.

A Unicamp já recebeu os pedidos de isenção da taxa, inclusive, já divulgou a lista com os 8.454 contemplados com isenções da taxa. O recorde é do Vestibular 2021, que teve 11.810 candidatos isentos.

A lista preliminar pode ser consultada também no site da COMVEST, a lista final com os beneficiados, após análise dos recursos, deve ser divulgada no próximo dia 15 de agosto.

Já os pedidos de redução da taxa poderão ser feitos entre às 9h do dia 3 de agosto às 17h do dia 5 de agosto; para ser contemplado é necessário atender aos seguintes requisitos:

Ser estudantes (matriculados no ensino fundamental, médio, cursinho ou curso superior) e ter renda mensal até R$2.424 ou estar desempregado.

Todos os candidatos beneficiados com a isenção ou redução deverão se inscrever no processo seletivo. 

Mais informações sobre o vestibular 2023 da Universidade Estadual de Campinas podem ser obtidas através do telefone (19) 3521-1808 ou pelo e-mail [email protected].

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.