Com a mudança do Presidente do Inep, o ENEM 2022 pode ser AFETADO?

Novo presidente assume o Inep na próxima segunda-feira, faltando cerca de quatro meses para a aplicação do ENEM 2022. Essa é a quinta mudança que o instituto sofre durante o atual governo; veja o que dizem especialistas sobre as provas do exame desse ano.

publicidade
Com a mudança do Presidente do Inep, o ENEM 2022 pode ser AFETADO?
Com a mudança do Presidente do Inep, o ENEM 2022 pode ser AFETADO? (Imagem: FDR)

A demissão de Danilo Dupas é mais um capítulo da crise que a educação brasileira vive, ele foi o 5º presidente do INEP em quatro anos de governo Bolsonaro. Dupas assumiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em fevereiro de 2021 e teve a sua demissão anunciada na última quarta-feira, 27.

O Estadão apurou o desligamento de Dupas e descobriu que ele deixa o instituto a pedido do governo federal, que se mostrou preocupado com a repercussão de sua questionada passagem pelo no INEP na campanha de reeleição de Bolsonaro.

publicidade

Mudança na presidência do Inep afeta Enem 2022?

Segundo Carlos Moreno, que assume o INEP na próxima segunda-feira, a aplicação das provas do Enem 2022 não será afetada pela mudança, pois, elas já estão prontas.

“Estou tranquilo porque confio muito nos servidores do Inep”, afirmou Moreno.

O novo presidente ainda afirmou que recebeu “total liberdade” do Ministro da Educação, “Minha missão é a de garantir a execução do Enem sem problemas”, acrescentou.

A gestão de Dupas foi alvo de intensas críticas por parte de especialistas em educação e até servidores do instituto.

Inclusive, uma onda de demissões tomou conta do INEP e diversos casos de assédio moral foram denunciados.

Segundo Alexandre Retamal, presidente da Associação dos Servidores do Inep (Assinep), os servidores estão preparados para a aplicação das provas.

publicidade

Retamal acredita até mesmo que essa demissão deve ser um ponto positivo para o Enem 2022.

“Porque traz mais tranquilidade, traz mais segurança e um ambiente de mais confiança para nós, servidores, realizarmos o trabalho que a gente sabe fazer”, pontua Retamal.

Diversos especialistas avaliam a escolha de Carlos Moreno, que é bacharel e mestre em Estatística pela Universidade de Brasília (UNB) e servidor de carreira do Inep desde 1985, para o cargo como muito acertada.

publicidade

No entanto, o novo presidente terá muito trabalho pela frente.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.