Geralmente, os eleitorais tendem a causar grande volatilidade no mercado. Para quem deseja esperar o resultado das eleições, poderá realizar investimentos em títulos privados, com vencimentos em até três meses e taxas atrativas. As recomendações foram indicadas por especialistas consultados pelo InfoMoney.
Entre os títulos privados indicados para realizar investimentos, estão os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e do Agronegócio (LCAs).
Estas opções de renda fixa podem ser consideradas por quem deseja esperar as eleições 2022 para fazer maiores aportes na bolsa de valores — ou fazer mudanças mais consideráveis na carteira de investimentos.
Contudo, a recomendação de estratégia vale para investidores que possuem ‘dinheiro novo’ e não precisam de liquidez no curto prazo. Ou seja, que já tenham uma reserva de emergência.
A planejadora financeira CFP, Letícia Camargo, afirma não fazer sentido resgatar valores que tem em outros investimentos para aplicar em um fundo pós-fixado com curto vencimento.
Investimentos recomendados por conta das eleições
No caso das pessoas que se enquadram nestes pré-requisitos, a planejadora recomenda escolher ativos pós-fixados atrelados ao CDI (taxa de referência da renda fixa) que seguem a variação da taxa básica da economia, a Selic.
A especialista destaca algumas opções proporcionadas para novos clientes, que pagam até 230% do CDI, ou por ativos isentos, com atrativas taxas.
Ainda tendem a ser interessantes os investimentos atrelados à inflação. No entanto, como existem poucas ofertas para prazos menores, existe a indicação de optar por ativos pós-fixados atrelados ao CDI.
Já os prefixados não devem ser considerados pelos investidores. Isso porque podem ficar com a taxa de remuneração defasada. Os juros concedidos nesta opção estão próximos a 14%.
Por um lado, o Banco Central indicou que o ciclo de aumento da taxa Selic deve acabar em agosto. Já por outro, o mercado prevê que deverão acontecer reajustes após este mês.
Investimentos de renda fixa oferecem mais segurança
Os investimentos de renda fixa são os que possuem a rentabilidade estabelecida no momento da contratação — a uma taxa pré, pós-fixada ou fixa. Diante disso, essa classe pode ser considerada por quem deseja aplicar com mais segurança.
Um dos fatores que torna os investimentos de renda fixa mais seguros é a existência do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Este fundo cobre aplicações de renda fixa de até R$ 250 mil por CPF e por instituição.