Datafolha revela que Bolsonaro vem atrapalhando a candidatura de seus aliados

O Instituto Datafolha ampliou sua pesquisa de intenções de votos. Ao questionar os eleitores sobre os nomes políticos que não votariam por ter apoio de Jair Bolsonaro (PL), o resultado surpreendeu. Em São Paulo, o resultado mostrou que o presidente é o pior padrinho político para os candidatos. 

Datafolha revela que Bolsonaro vem atrapalhando a candidatura de seus aliados
Datafolha revela que Bolsonaro vem atrapalhando a candidatura de seus aliados (Imagem: FDR)

A pesquisa Datafolha mostrou que: 64% dos paulistas não votariam em candidatos políticos apoiados por Bolsonaro. Outros 17% disseram que talvez votem, 17% garantiram que seguirão a indicação do presidente, e outros 2% não souberam opinar sobre o assunto.

Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, existe estabilidade na taxa de rejeição quando comparado a última pesquisa.

Nesta pesquisa foram entrevistados 1.806 eleitores, durante o período de 28 a 30 de junho. A pesquisa foi feita a pedido da Folha de S. Paulo.

No estado de São Paulo, o candidato a governador apoiado por Bolsonaro é Tarcísio de Freitas, ex-ministro da infraestrutura do atual governo federal. O seu nome foi escolhido pelo presidente, e Freitas se filiou ao partido Republicanos.

De acordo com informações do Datafolha, Tarcísio ocupa a terceira colocação na pesquisa de intenções de votos para governo do estado. São 13% de preferência entre os entrevistados. Fernando Haddad (PT) lidera com 28%, e Márcio França (PSB) fica na segunda posição com 16%.

Freitas tem sofrido críticas de aliados do presidente, porque segundo eles a campanha eleitoral para governador do estado não está deixando clara a associação a Bolsonaro.

Bolsonaro vs Lula

Embora Fernando Haddad (PT) ocupe a primeira colocação na pesquisa de intenções para governador do estado de São Paulo, e seja apadrinhado por Lula (PT), os números não são tão favoráveis ao ex-presidente.

Isso porque, quando os eleitores foram questionados, 51% disse que não votariam em candidatos apoiados por Lula. Outros 23% não têm certeza sobre a decisão, e 24% afirmaram que com certeza votariam em um apadrinhado petista.

O primeiro turno das eleições acontece em 2 de outubro. O Datafolha informou que na pesquisa mais recente, o candidato Lula ocupa a primeira colocação na preferência para presidência do país. São 47% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro. 

Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição, com 7% das intenções. E em seguida outros nomes, como André Janones (Avante) com 2% e Simone Tebet (MDB) que oscila de 2% a 1% das intenções.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com