O cartão de crédito é, ao mesmo tempo, o meio de pagamento mais utilizado e a principal fonte de dívidas dos brasileiros. A maioria das pessoas, no entanto, não está satisfeita com o limite de crédito que tem à disposição e tem dificuldade em aumentá-lo.
Saiba neste artigo quais fatores te impedem de conseguir um limite maior no cartão de crédito e o que pode ser feito para aumentar o valor.
Limite do cartão de crédito: por que não aumenta?
Você usa o cartão de crédito com frequência e paga a fatura direitinho. Porém, nunca recebe um aviso de que o seu limite foi aumentado ou, quando tenta aumentar o valor, seu pedido é negado. Por que isso ocorre?
As instituições financeiras consideram uma série de fatores na hora de definir o limite do cartão de crédito dos seus clientes. Apenas ter um bom uso do cartão, portanto, não garante que o limite aumentará.
Se a sua renda continua a mesma ou se o saldo na sua conta corrente, caso ela esteja vinculada ao cartão, não aumenta, você dificilmente conseguirá aumentar o limite. Isso porque o banco entende que você não tem condições financeiras de arcar com dívidas maiores no cartão.
Além disso, mesmo que você esteja quitando a fatura integralmente e sem atrasos, é possível que você esteja inadimplente em outros cartões ou serviços. Essa situação também pode ser detectada pelo banco, que pesquisa pelo seu score de crédito e se o seu nome está sujo.
Também pode ocorrer de você estar em dia com a fatura do cartão, mas gastar um valor pequeno em crédito todo mês. Isso indica que o atual limite de crédito é o bastante para você ou que você não poderia arcar com uma dívida maior a cada mês.
Como aumentar o limite do meu cartão de crédito?
- Em primeiro lugar, você deve se mostrar um bom usuário do cartão de crédito. Gaste valores próximos do limite por alguns meses e pague sempre a fatura em dia, de forma integral.
- Quite as dívidas em aberto e acompanhe o seu score de crédito.
- Procure aumentar a sua renda ou o saldo da sua conta corrente.
- Não atrase o pagamento de outras dívidas, como contas da casa e empréstimos.
- Você também pode tentar mudar de cartão ou instituição.