Passo a passo para consultar score de crédito sem pagar taxa

Para que um cliente possa ter acesso a empréstimos ou cartões de créditos, as instituições financeiras tendem a avaliar o perfil financeiro do interessado. A consulta acontece por meio do score de crédito. Pela internet, os consumidores podem encontrar alguns sites que indicam esta pontuação gratuitamente.

Passo a passo para consultar score de crédito sem pagar taxa
Passo a passo para consultar score de crédito sem pagar taxa (Imagem: Pixabay)

O score de crédito funciona como uma nota que indica o grau de confiabilidade de determinada pessoa. A pontuação pode variar entre 0 e 1.000.

Essa métrica é utilizada pelos órgãos de proteção ao crédito para ajudar as instituições financeiras a identificarem a confiabilidade dos consumidores.

Quanto maior for a nota, maior a probabilidade de o cliente honrar os compromissos financeiros. Como consequência, há mais chance de as instituições financeiras oferecerem crédito. Por outro lado, quanto menor a nota, maior o risco de inadimplência do consumidor.

Em geral, há três categorias principais de pontuação de crédito:

  • Até 300 pontos: alto risco de inadimplência;
  • Entre 300 e 700 pontos: médio risco de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos: baixo risco de inadimplência.

Para estipular a pontuação do consumidor, alguns critérios são considerados, como: histórico de negativação, pagamentos em dia e relacionamento financeiro com empresas.

Mesmo que a pontuação do consumidor esteja baixa, a pessoa ainda pode tomar algumas medidas para reverter a situação. Isto ocorre porque o score é dinâmico. Algumas ações para aumentar a pontuação são de limpar o nome — caso necessário — e pagar as contas em dia.

Como consultar score de crédito pela internet

Para consultar a pontuação de crédito pela internet, algumas empresas disponibilizam o recurso. O procedimento pode ser feito de forma gratuita pelos interessados.

A consulta ao CPF pode ser feita, por exemplo, pela Foregon, uma fintech que recomenda produtos e serviços financeiros baseado no perfil; pela Boa Vista Seguros, um birô de crédito que é autorizado pelo Banco Central; e pelo Serasa, uma instituição de proteção ao crédito.

Ao escolher uma das instituições, o cliente deve preencher o cadastro no respectivo site. Este procedimento acontece pelo fornecimento de alguns dados pessoais. Em seguida, a consulta poderá ser feita. A verificação acontece de forma rápida nestes sites.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA