O FGTS extraordinário continua atendendo os 40 milhões de trabalhadores previstos. Até o final do calendário de pagamentos, mais seis grupos devem ser contemplados, um deles, ainda nesta semana.
A Caixa Econômica Federal (CEF), instituição financeira parceira do Governo Federal e responsável pelo gerenciamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), é que tem liberado os valores. O cronograma de pagamentos foi organizado com base no mês de nascimento do trabalhador, começando em janeiro e terminando em dezembro.
Seguindo esta lógica, o próximo grupo com direito ao FGTS extraordinário é composto pelos aniversariantes do mês de junho. Eles recebem o saldo da poupança trabalhista na conta digital do Caixa Tem, neste sábado, 21 de maio.
Mesmo que já tenham informado uma outra conta bancária para receber o FGTS em situações adversas previstas em lei, no cenário exclusivo do FGTS extraordinário, o Governo Federal decidiu centralizar os depósitos na conta poupança social digital visando a agilidade no processo.
Caso os trabalhadores não queiram manter transações financeiras por meio do uso do FGTS extraordinário no Caixa Tem, eles podem transferir os valores para a conta desejada. É só fazer um Pix. Para isso, basta fornecer os dados da chave Pix, definir o valor da transferência, conferir e confirmar as informações, para então digitar a senha de acesso ao Caixa Tem e concluir a transação.
Lembrando que o resgate do FGTS extraordinário se limita a R$ 1 mil mesmo para quem possuir um saldo maior em conta. Se a situação da poupança for contrária com uma quantia inferior ao limite estabelecido pelo governo, o saque será proporcional.
A princípio, o direito ao resgate do FGTS extraordinário é concedido a todo trabalhador que automaticamente nos critérios originais do programa. Em tese, são aqueles que prestam serviços pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), gerando o recolhimento atual que compõe as contas ativas e inativas.
Entretanto, recentemente a Caixa Econômica informou que, nem todos os trabalhadores terão direito ao resgate. De acordo com o banco, os valores depositados na poupança serão barrados em determinadas situações.
O saque será bloqueado mediante a circunstância de antecipação do saque-aniversário do FGTS, determinação judicial, pedido de devolução do valor recolhido pelo empregador e dados inconsistentes.
Calendário do FGTS extraordinário
- Nascidos em janeiro: 20 de abril;
- Nascidos em fevereiro: 30 de abril;
- Nascidos em março: 04 de maio;
- Nascidos em abril: 11 de maio;
- Nascidos em maio: 14 de maio;
- Nascidos em junho: 18 de maio;
- Nascidos em julho: 21 de maio;
- Nascidos em agosto: 25 de maio;
- Nascidos em setembro: 28 de maio;
- Nascidos em outubro: 1º de junho;
- Nascidos em novembro: 8 de junho;
- Nascidos em dezembro: 15 de junho.