Apple dá golpe de R$ 57 bilhões em grande empresa. Com os novos recursos de privacidade da gigante da tecnologia, rede social tem deixado de faturar com publicidade.
As novas ferramentas de gestão de dados dos usuários do iPhone custou caro, mas não para a Apple. Isso porque, é o Facebook que tem tido prejuízo com os avanços da empresa.
Facebook sofre com queda de mais de 15% na receita de anúncios
Com os novos recursos de privacidade permitidos pelo iPhone, é crescente o número de usuários do aparelho que optam por não permitir o rastreamento de dados em seus dispositivos. Após um ano do recurso, o impacto sofrido pelo Facebook se mostra maior do que o imaginado.
Em análise, foi constatado que os recursos de App Tracking Transparency (ATT), da Apple, fizeram o Facebook perder o equivalente a R$ 57 bilhões em 2022. O valor alto pode ser atribuído ainda ao impulsionamento no marketing exercido pelo CEO da Apple, Tim Cook, que incentiva a preocupação com a privacidade, por parte dos usuários da marca.
Como funciona a ATT iPhone
Os impactos causados pela ATT iPhone no Facebook são tão significativos pelo funcionamento efetivo da ferramenta em restringir o rastreamento dos aplicativos, anulando o acesso ao identificador para anunciantes (IDFA), código exclusivo de cada usuário. O recurso da Apple, ao dizer não para o rastreamento, envia ao anunciante uma sequência de zero, ao invés do código do usuário.
Apesar da funcionalidade, de acordo com a Forbes, os pesquisadores afirmam que em algum grau as grandes empresas de rastreamento ainda podem ter acesso aos usuários de iPhone nos bastidores. Métodos como os que incluem endereços de IP vinculados aos IDs de instalação entre aplicativos ou mesmo pelo login do Google ou Facebook permitem o rastreio.
Entretanto, diante do grande prejuízo sofrido pela empresa de Zuckerberg, a ATT de certo modo tem desempenhado o papel que se propõe a fazer. Diante das possíveis brechas citadas, a Apple terá que continuar a aprimorar seu sistema para que desenvolvedores de rastreadores ou mesmo o Facebook não encontrem uma forma de contornar a situação.