Pesquisa revela que brasileiros se preocupam com economia e insegurança. Na última semana, o instituto Datafolha liberou um novo estudo onde aponta os principais anseios da população. De acordo com os dados, parte significativa questiona o atual governo sobre o cenário de crise econômica. Porém, há ainda outros pontos levantados. Confira.
Viver no Brasil tem se mostrado cada vez mais difícil para parte significativa dos brasileiros. O último levantamento do Datafolha, que ouviu 2.556 pessoas em 181 munícipios, mostra que a atual maior preocupação da nação é a economia.
De acordo com os dados, 15% dos entrevistados estão insatisfeitos com pautas financeiras. 12% afirma que o desemprego vem gerado dores de cabeça e outros 10% temem a evolução da inflação.
Há ainda destaques para pautas como a educação, que parece insuficiente para 9% dos ouvintes. 6% temem o atual contexto de fome e miséria e 5% preferiram não responder.
Economia e eleições
Ainda segunda a pesquisa, com relação as intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na corrida eleitoral. Durante seus mantados, apenas 35% da população se preocupavam com o trio economia, desemprego e inflação. Atualmente, o número é de mais de 42%.
Para os mais jovens, entre 16 e 24 anos, questões econômicas ficam mencionadas em 20% dos ouvintes. A corrupção por sua vez, em crítica a Bolsonaro, aumentou em 10% se comparado a gestão de Lula.
Por fim, a violência e segurança foi mencionada agora por 3%. As respostas espontâneas dos entrevistados incluem ainda itens como o salário (1%), o Supremo Tribunal Federal (1%) e o presidente Bolsonaro (1%).
Lista dos candidatos à presidência em 2022
Apesar da campanha eleitoral começar oficialmente apenas no segundo semestre deste ano, já há diversas especulações sobre os candidatos à presidência. Até o momento, estão confirmados os seguintes nomes:
- Jair Bolsonaro (PL)
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
- João Doria (PSDB),
- Sérgio Moro (Podemos)
- Simone Tebet (MDB)
- Ciro Gomes (PDT)
- André Janoes (Avante)
- Leonardo Pericles (Unidade Popular)
- Vera Lúcia (PSTU)
- Luiz Felipe (Novo)
É válido ressaltar, no entanto, que os maiores indicativos de voto e a principal concorrência permanece entre Lula e Bolsonaro.