Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela

Pesquisa revela que brasileiros se preocupam com economia e insegurança. Na última semana, o instituto Datafolha liberou um novo estudo onde aponta os principais anseios da população. De acordo com os dados, parte significativa questiona o atual governo sobre o cenário de crise econômica. Porém, há ainda outros pontos levantados. Confira.

Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela (Imagem: FDR)
Quais são as maiores preocupações dos brasileiros? Pesquisa revela (Imagem: FDR)

Viver no Brasil tem se mostrado cada vez mais difícil para parte significativa dos brasileiros. O último levantamento do Datafolha, que ouviu 2.556 pessoas em 181 munícipios, mostra que a atual maior preocupação da nação é a economia.

De acordo com os dados, 15% dos entrevistados estão insatisfeitos com pautas financeiras. 12% afirma que o desemprego vem gerado dores de cabeça e outros 10% temem a evolução da inflação.

Há ainda destaques para pautas como a educação, que parece insuficiente para 9% dos ouvintes. 6% temem o atual contexto de fome e miséria e 5% preferiram não responder.

Economia e eleições

Ainda segunda a pesquisa, com relação as intenções de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está à frente na corrida eleitoral. Durante seus mantados, apenas 35% da população se preocupavam com o trio economia, desemprego e inflação. Atualmente, o número é de mais de 42%.

Para os mais jovens, entre 16 e 24 anos, questões econômicas ficam mencionadas em 20% dos ouvintes. A corrupção por sua vez, em crítica a Bolsonaro, aumentou em 10% se comparado a gestão de Lula.

Por fim, a violência e segurança foi mencionada agora por 3%. As respostas espontâneas dos entrevistados incluem ainda itens como o salário (1%), o Supremo Tribunal Federal (1%) e o presidente Bolsonaro (1%).

Lista dos candidatos à presidência em 2022

Apesar da campanha eleitoral começar oficialmente apenas no segundo semestre deste ano, já há diversas especulações sobre os candidatos à presidência. Até o momento, estão confirmados os seguintes nomes:

  • Jair Bolsonaro (PL)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • João Doria (PSDB),
  • Sérgio Moro (Podemos)
  • Simone Tebet (MDB)
  • Ciro Gomes (PDT)
  • André Janoes (Avante)
  • Leonardo Pericles (Unidade Popular)
  • Vera Lúcia (PSTU)
  • Luiz Felipe (Novo)

É válido ressaltar, no entanto, que os maiores indicativos de voto e a principal concorrência permanece entre Lula e Bolsonaro.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.