Em janeiro, o fluxo de investimentos estrangeiros para a B3, especialmente para ações de “valor”, favoreceu o Ibovespa. Neste contexto, conheça os melhores investimentos entre fundos de ações e multimercados em janeiro. O levantamento foi realizado pela Economatica, e divulgado pelo InfoMoney.
Dentre as ações de “valor”, visadas pelos investidores estrangeiros no mês passado, estão as de companhias de commodities e bancos. Assim como esse fluxo ajudou a o Ibovespa, a performance dos fundos de ações e multimercados também foram favorecidos.
Mesmo que janeiro tenha sido positivo para o Ibovespa, o aumento dos juros no Brasil e Estados Unidos — com ajustes mais fortes dos que o projetado anteriormente — também chama a atenção dos gestores em ano eleitoral.
Atentos às oportunidades, os fundos de ações com estratégias positivas focaram em ações do setor de óleo e gás. Também houve foco em companhias relacionadas à construção civil, alumínio e mineração. Ainda existiu posição em empresas líderes dentro do segmento de varejo físico.
Melhores investimentos entre fundos de ações e multimercado em janeiro
O levantamento levou em conta os fundos não exclusivos, com gestão ativa, patrimônio líquido médio acima de R$ 100 milhões em 12 meses e mais de 99 cotistas no fim de novembro. Os dados foram obtidos da plataforma Economatica em 7 de janeiro.
Na categoria de renda variável, não foram considerados os fundos setoriais e monoações. Nos multimercados, o levantamento desconsidera os os fundos de crédito privado.
Melhores fundos de ações de janeiro
- Alaska Black FIC FIA Bdr Nivel I: retorno de 13,94%
- Rps FIC FIA Selection: retorno de 11,10%
- Forpus Acoes Fc FIA: retorno de 10,38%
- Mcr-Principal FIA – Bdr Nível I: retorno de 9,84%
- Meta Valor FIA: retorno de 9,74%
Melhores fundos multimercados de janeiro
- Logos Total Return FICFI Mult: retorno de 17,65%
- Versa Long Biased FI Mult: retorno de 10,25%
- Helius Lux Long Biased FICFI Mult: retorno de 9,91%
- CSHG Allocation Miles Acer Lb Fc FI Mult: retorno de 8,58%
- Mar Absoluto FICFI Mult: retorno de 7,86%
Vale destacar que o retorno obtido anteriormente não é garantia de rentabilidade futura. De qualquer forma, é importante verificar a performance histórica dos fundos — para analisar sua consistência.