Todas as pessoas que compram um imóvel através de financiamento imobiliário devem contratar de maneira obrigatória um seguro habitacional. É este seguro que garante o pagamento do saldo devedor em casos de morte ou invalidez permanente do comprador, uma tranquilidade importante para ele e sua família. Ele permite ainda que sejam realizados reparos caso o imóvel passe por danos físicos, como rachaduras, que podem afetar a valorização do imóvel.
O preço é definido com base em duas variáveis, o chamado MIP, de morte e invalidez permanente, e o DFI, de danos físicos ao imóvel. Considerando um imóvel de R$ 500 mil reais, o DFI é referente ao valor total do bem. Já o MIP é calculado apenas em relação à quantia financiada, o chamado saldo devedor.
O que muitos infelizmente não sabem é que o consumidor tem autonomia para escolher a seguradora de sua preferência, de acordo com a Lei no 9.514/1997.
Yara Marques, gerente comercial da Too Seguros, explicou ao Exame que as pessoas devem questionar o banco ou a construtora a respeito de quais são as seguradoras disponíveis e, só então, bater o martelo nas que oferecem as condições mais favoráveis.
“Com isso, o cliente vai fazer uma escolha consciente e que vai empoderá-lo financeiramente. Quanto menor o custo do seguro habitacional, menor o custo da dívida e maior a liberação de crédito”, disse.
Portabilidade
Se o consumidor já tiver começado um financiamento, ele pode pedir a portabilidade do seguro habitacional. Le deve avisar a instituição financeira em que já mantém o contrato de financiamento. É ela que irá tratar de todas as tratativas necessárias para a portabilidade do financiamento.
Ao solicitar a portabilidade, o novo banco quitará o débito com o banco anterior, encerrando o contrato de financiamento e abrindo um novo. É neste momento que será possível negociar taxas mais amenas, sem mudar a quantidade de parcelas.
Dica
Uma dica importantíssima é utilizar sites que fazem a simulação de financiamentos imobiliários. Através deles, o consumidores fica sabendo exatamente o valor contratado no total, as parcelas e o percentual do seguro habitacional. A partir deles, fica mais fácil escolher a seguradora que oferece as melhores condições.