Motoristas devem ficar atentos aos novos informes do Departamento de Trânsito. Nas últimas semanas, o Detran de alguns estados passou a exigir a carteira de vacinação para quem for presencialmente em alguma unidade resolver protocolos referentes a carteira de habilitação. Na Bahia e em Pernambuco, a medida já está em vigor.
Objetivando reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, o Detran da Bahia e de Pernambuco estão recebendo apenas os motoristas que apresentarem a carteira de vacinação. A medida passou a ser válida nesse mês de dezembro e espera assegurar os servidores e população civil.
Funcionamento do Detran em Pernambuco
De acordo com o Detran PE, o atendimento presencial nas unidades dos shoppings locais só poderá ser feito mediante a comprovação da vacina contra a covid-19. A medida já está em funcionamento e se manterá ao longo de todo o fim do ano.
Além do cartão de vacina, o cidadão deve exigir um documento oficial com foto. Quem estiver sem o cartão impresso, pode comprovar a imunização a partir da exibição do Conecta Recife, plataforma pública que realiza o agendamento das vacinas.
O acesso ao aplicativo deve ser feito por meio do fornecimento do número do CPF, data de nascimento e senha registrada na hora do login.
Bahia
Nas cidades da Bahia, a decisão também foi adotada desde o último dia 1. Para ir a uma agência do Detran, o motorista precisa ter tomado ao menos duas doses do imunizante. A decisão já foi validada por meio de um Decreto publicado no Diário Oficial do Estado.
Além do cartão de vacinação, a liberação acontece também por meio do Certificado Covid, obtido através do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde. É válido ressaltar que os serviços do Detran estão com carga horária reduzida tendo em vista a diminuição de atendimentos diários.
Para saber mais informações sobre os tipos de atendimento e realizar o agendamento, é preciso entrar no site do Detran de sua região.
Em ambos os estados acima, as unidades estão em funcionamento dentro das limitações impostas pelos governos locais.
O uso de máscara ainda é obrigatório, juntamente com o distanciamento social e higienização dos espaços.