- Passados dez meses, a maioria das cidades brasileiras já está realizando a última etapa, a vacinação de adolescentes;
- A Anvisa autorizou o uso da vacina Pfizer para ser aplicado nos adolescentes de 12 a 17 anos;
- Assim como nas demais faixas etárias, a aplicação acontece de forma decrescente, de acordo com o quantitativo de doses;
O Brasil iniciou a campanha de imunização contra a COVID-19 em janeiro. Passados dez meses, a maioria das cidades brasileiras já está realizando a última etapa, a vacinação de adolescentes, 2ª dose e a dose de reforço.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou o uso da vacina Pfizer do laboratório BioNTech para ser aplicado nos adolescentes de 12 a 17 anos. Esse é o único imunizante com aval do órgão para atender esse público.
Diante disso, os municípios brasileiros começaram a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos. Assim como nas demais faixas etárias, a aplicação acontece de forma decrescente, de acordo com o quantitativo de doses.
Como apenas um imunizante pode ser usado, a campanha de vacinação de adolescentes ocorre mais devagar. Além disso, por falta de vacina, é necessário paralisar até que seja recebidas novas doses.
Vacinação de adolescentes em Cascavel (PR)
Na próxima quinta-feira (28), o município irá realizar a repescagem da vacinação para adolescentes de 14 a 17. Os jovens devem ser acompanhados dos responsáveis ou entregar declaração caso estejam sozinhos.
Para receber a vacina é necessário apresentar documento pessoal com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência. A vacinação acontecerá das 8h às 12h em 25 unidades de saúde.
Vacinação de adolescentes em Pernambuco
Boa parte dos municípios pernambucanos está vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos. Com o retorno das aulas presenciais, a imunização está acontecendo nas instituições de ensino e nos postos de vacinação.
A Prefeitura de Olinda iniciou, na última terça-feira (26), a campanha para vacinar contra a Covid-19 os estudantes da rede municipal com idades entre 12 e 17 anos. Os pais ou responsáveis legais precisam acompanhar os alunos até o local e assinar um termo permitindo a imunização.
Em Jaboatão dos Guararapes (PE), a vacinação dessa faixa etária começou na última segunda-feira (25) também nas escolas da rede municipal. Para receber a dose é preciso fazer o agendamento no site De olho na consulta.
Demais cidades da Região Metropolitana do Recife realizam a mesma ação, como Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Recife. A capital pernambucana já está vacinando a última faixa, de 12 anos.
Vacinação de adolescentes no Piauí
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu do Ministério da Saúde um lote com 81.900 doses de vacinas da Pfizer contra Covid-19 na última terça-feira (26). As doses serão distribuídas entre 207 municípios para continuaram a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos.
De acordo com o Secretário de Saúde, Florentino Neto, a imunização deste público já estava sendo feita no Piauí com a utilização da reserva técnica da Sesapi. Segundo os dados do Vacinômetro, o Estado já registrou 82.970 doses aplicadas em adolescentes com a primeira dose.
Poços de Caldas (MG)
A vacinação dos adolescentes está paralisada desde o dia 5 de outubro, quando receberam a 1ª dose os jovens de 15 anos. O município aguarda a chegada de uma nova remessa de vacinas para dar andamento à imunização.
Teresina (PI)
A capital abriu o agendamento para vacinação contra a Covid-19 de adolescentes com 13 anos na última terça-feira (26). O agendamento deve ser realizado no site “Vacina Já”. No dia indicado, o jovem deve ser acompanhado dos pais ou de um adulto responsável para autorização verbal para a imunização. Além disso, é preciso apresentar:
- Documento de identificação com foto e data de nascimento;
- CPF ou cartão do SUS;
- Comprovante de residência da cidade de Teresina-PI.
Foz do Iguaçu (PR)
A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está reagendando a vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos. Cinco unidades de saúde precisaram suspender a aplicação porque ficaram sem luz, após temporal que atingiu a cidade no último sábado (23).
Sendo assim, os jovens que agendaram nas unidades da Vila C Velha, Vila C Nova, Porto Belo, Cidade Nova e São João, receberão a ligação das equipes para o reagendamento.
Segundo o município, a vacinação acontecerá ainda esta semana. De acordo com o quantitativo de agendamentos realizados, 1.167 adolescentes ainda precisam receber a primeira dose.