Recentemente, por questões de segurança, o Banco Central determinou que as instituições financeiras estabeleçam um limite de transferência pelo Pix. De qualquer modo, os clientes ainda podem personalizar este valor. Entenda como alterar limite do seu Pix no aplicativo do banco.
O Banco Central determinou que as instituições financeiras devem — até esta segunda-feira (4) — estabelecer um limite de R$ 1 mil para pagamentos e transferências feitas por pessoas físicas das 20h às 6h. Essa ordem não abrange as pessoas jurídicas (empresas).
O cliente do banco ainda terá a possibilidade de solicitar a alteração do limite, por meio de canais de atendimento eletrônicos. Porém, a instituição financeira precisa definir um prazo mínimo de 24 horas para realizar o aumento.
Os bancos precisam disponibilizar aos clientes a possibilidade de cadastrar previamente as contas que poderão receber as transferências acimas dos limites determinados.
Além disso, as instituições devem implementar registros diários de ocorrências ou tentativas de fraude na prestação do serviço pagamento — além das medidas corretivas que forem adotadas. No caso dessa medida, o prazo definido pelo BC é até o dia 16 de novembro.
Essa medida tem o objetivo de evitar ações criminosas, como os sequestros-relâmpagos. De acordo com dados do governo de São Paulo, entre novembro de 2020 — quando o Pix foi lançado — e agosto deste ano, o número de sequestros-relâmpagos aumentou 39%.
Como alterar limite do seu Pix no aplicativo do banco
O procedimento de alteração de limite de transferência varia conforme os bancos. Em diversas situações, o procedimento pode ser feito diretamente pelo próprio aplicativo do banco.
De modo geral, para alterar o limite, o cliente deve acessar a seção Pix do aplicativo. Em seguida, a pessoa deve procurar a opção de ajustar o limite. Logo após, será preciso informar o limite de transferência desejado.
A conclusão desta ação poderá depender de aprovação do respectivo banco. Dependendo da instituição, ainda é possível que o procedimento exija o acesso em outras plataformas.
Como é o caso do Banco do Brasil, no qual o aumento deve ser confirmado via internet banking ou caixa eletrônico.