A Prefeitura do Rio de Janeiro confirmou a vacinação de adolescentes para esta semana. O público-alvo serão os adolescentes de 13 anos. O Ministério da Saúde orientou que a aplicação da vacina nos adolescentes sem comorbidades fosse suspensa.
O Rio de Janeiro, assim como outras capitais brasileiras decidiu continuar com a vacinação de adolescentes, contrariando a recomendação do Ministério da Saúde. De acordo com o anúncio da prefeitura, na quarta-feira (22) e quinta-feira (23) serão vacinadas as meninas.
Na sexta-feira (24) será a vez dos meninos de 13 anos receberem a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. É importante lembrar que apenas a vacina da Pfizer/BionTech está autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usada nessa faixa etária.
A recomendação do Ministério da Saúde é que apenas os adolescentes com comorbidades, deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade recebam a vacina.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que a paralisação tem como objetivo buscar evidências científicas sobre eventuais efeitos adversos da vacinação de adolescentes.
Porém, a Anvisa comunicou que não há motivos para a suspensão da vacinação de adolescentes e, assim, mudar s condições aprovadas pelo órgão para a vacina da Pfizer/BioNTech.
Ontem (20), até às 20h30, a capital contabilizou um total de 8.718.498 de doses aplicadas. Diante disso, 81,8% da população acima de 12 anos receberam a D1 (1ª dose) ou DU (Dose única). Desse quantitativo, 49,5% receberam a D2 ou DU, segundo a prefeitura.
Capitais que mantiveram a vacinação de adolescentes
- Aracaju (SE);
- Florianópolis (SC);
- Fortaleza (CE);
- Goiânia (GO);
- Manaus (AM);
- Porto Alegre (RS);
- Porto Velho (RO);
- Recife (PE);
- Rio Branco (AC);
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Paulo (SP);
- Vitória (ES).
Apenas seis capitais afirmaram que irão suspender a vacinação dessa faixa etária: Salvador (BA), Natal (RN), Belém (PA), Campo Grande (MS), Maceió (AL), Manaus (AM). No Distrito Federal a suspensão será apenas para os adolescentes de 13 anos.
Macapá (AP) e São Luís (MA) já imunizaram todos os adolescentes, enquanto cinco capitais não deram início à vacinação dos jovens com menos de 18 anos sem comorbidades. São elas: Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Curitiba (PR) e João Pessoa (PB).
Estados que vão manter a vacinação de adolescentes
- Amapá;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Maranhão;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Roraima;
- Santa Catarina;
- São Paulo.