O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que não recomenda o uso dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac ou Janssen para a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19. Mas recomenda, preferencialmente, o uso da Pfizer.
De acordo com o ministro Queiroga, a recomendação é que seja aplicada apenas a vacina da Pfizer. Junto com a AstraZeneca, essas possuem registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Marcelo Queiroga afirmou também que a Coronavac não será usada para aplicação da 3ª dose, assim como todas as vacinas sem o registro definitivo da Anvisa. Os imunizantes Coronavac e Janssen têm apenas autorização para uso emergencial.
Segundo as palavras do ministro, por uma questão de segurança, não é recomendado utilizar nenhum imunizante além da Pfizer. Essa é uma decisão tomada pelo grupo técnico do Ministério da Saúde.
Na quarta-feira (1), o governo de São Paulo divulgou o calendário de vacinação da 3ª dose contra a Covid-19. Serão imunizados primeiramente os idosos com mais de 90 anos e pessoas imunossuprimidas.
A 3ª dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será aplicada nos idosos que completaram o esquema vacinal há, no mínimo, seis meses. No caso das pessoas imunossuprimidas, o recomendado é ter tomando a 2ª dose ou dose única há, no mínimo, 28 dias. São considerados imunissuprimidos:
- Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoides e/ou ciclofosfamida;
- Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea;
- Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3;
- Pessoas com lúpus;
- Pessoas com artrite reumatoide;
- Demais pessoas em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias;
- Pessoas com neoplasias hematológicas.
O calendário da 3ª dose da vacina n Estado de São Paulo terá início nesta segunda-feira (6). A partir do dia 13, a imunização de reforço será aplicada em idosos entre 85 e 89 anos. E a partir do dia 20, receberá a dose os idosos entre 80 e 84 anos.
No dia 20 a aplicação será em pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos. Dia 27 de setembro a vacinação será nos paulistas entre 70 e 79 anos. Por fim, as pessoas com 60 até 69 anos serão vacinadas a partir do dia 4 de outubro.