Um novo calendário de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a vigorar esta semana. É importante explicar que a autarquia dividiu os depósitos para os beneficiários em dois grupos.
O primeiro é voltado aos segurados que recebem benefícios no valor equivalente a um salário mínimo, que hoje é de R$ 1.100. O segundo consiste nos trabalhadores que recebem valores superiores ao piso nacional, podendo atingir o teto da autarquia que é de R$ 6.433,57.
Os salários do INSS são liberados gradativamente, com base no dígito final do Número de Identificação (NIS). Para entender na prática, o segurado deve observar o último número impresso no cartão de recebimento do benefício previdenciário.
Calendário para quem recebe até um salário mínimo
- NIS final 1 – 25 de agosto;
- NIS final 2 – 26 de agosto;
- NIS final 3 – 27 de agosto;
- NIS final 4 – 30 de agosto;
- NIS final 5 – 31 de agosto;
- NIS final 6 – 01 de setembro;
- NIS final 7 – 02 de setembro;
- NIS final 8 – 03 de setembro;
- NIS final 9 – 06 de setembro;
- NIS final 0 – 08 de setembro.
Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo
- NIS final 1 e 6 – 01 de setembro;
- NIS final 2 e 7 – 02 de setembro;
- NIS final 3 e 8 – 03 de setembro;
- NIS final 4 e 9 – 06 de setembro;
- NIS final 5 e 0 – 08 de setembro.
Ao observar os cronogramas apresentados, nota-se que nesta sexta-feira, 3, é a vez 8 receberem quantias equivalentes a um salário mínimo. Os segurados cujo NIS termina em 3 e 8 com direito a valores superiores ao piso nacional também recebem as respectivas quantias hoje.
Saque do benefício previdenciário
Para efetuar o saque do salário pago pelo INSS, basta se dirigir até a agência bancária pagadora do benefício em posse do cartão disponibilizado pelo INSS. Ressaltando que a retirada em espécie pode ser feita no mesmo dia de depósito dos valores.
O benefício previdenciário também pode ser movimentado pelo aplicativo do INSS. A plataforma permite que o segurado faça transferências, resgates, aplicações em poupanças entre vários outros serviços.