VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Segue até o dia 17 de setembro a matrícula em SP, ela deve ser feita por todos os estudantes, tanto os que já fazem parte da rede, como os novatos. O procedimento pode ser feito pela internet ou presencialmente.

A matricula e rematrícula escolar para o ano letivo de 2022 já está aberta em São Paulo.
O procedimento deve ser feito por todos os estudantes que desejam estudar em uma das unidades estaduais de ensino.
A diferença entre os dois procedimentos virtuais é que, a rematrícula é voltada aos estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino.
Enquanto que a matrícula é para os alunos novos, que ainda não estudaram em uma escola estadual.
O próprio estudante pode fazer o procedimento, desde que seja maior de 18 anos, caso contrário, apenas um dos pais ou responsável pelo estudante poderão fazer a matricula escolar.
Matrícula escolar em São Paulo
É possível escolher entre duas formas de realizar a matricula escolas: presencial ou online.
- Presencialmente: Basta se dirigir a qualquer unidade de ensino estadual com os documentos pessoais do estudante e do responsável.
- Rematrícula Online: Acesse o portal Educação São Paulo e siga os passos: Área do responsável > Gestão escolar > matrícula>rematrícula.
- Matrícula online: É necessário realizar um Pré-cadastro online.
Quem vai realizar o procedimento de forma presencial precisa apresentar os seguintes documentos, a mesma lista é válida para as matriculas on-line, no entanto, durante o processo o envio é feito de forma virtual:
- Documento de identificação com foto, RG;
- CPF;
- E-mail válido do responsável;
- Comprovante de residência;
- Histórico escolar;
- Comprovante de vacinação do estudante atualizado
No caso da matricula presencial, o responsável pode se dirigir até qualquer escola estadual de ensino. Isso não quer dizer que o aluno será matriculado naquela escola em especifico.
Não será possível escolher em que escola matricular o estudante, a própria secretaria de educação irá efetivar a matrícula na unidade mais próxima da residência do estudante.
Então, posteriormente, será necessário acompanhar as publicações da Secretaria de Educação com a lista de estudantes matriculados em cada escola.