O Detran-PE realiza hoje, o 15º leilão de veículos apreendidos pelo Órgão. O leilão será feito pela internet através do site da empresa Coliseum Leilões. Os interessados em comprar um veículo conservado ou em estado de sucata já podem dar seus lances.
![Leilão do Detran-PE tem 421 veículos disponíveis para venda hoje (13)](https://fdr.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Leilao-e-virtual-Detran_3-1024x682-1-750x500.jpeg)
Serão leiloados 421 veículos, entre carros e motos e os lances mínimos estão em torno de R$100. O objetivo do leilão é fazer com que o Detran seja inserido na agenda ambiental ao colaborar com a reciclagem automotiva e com a retirada de veículos abandonados nas ruas.
O leilão obedece todas as medidas de proteção contra o coronavírus que foram determinadas em decreto do Governo do Pernambuco, como forma de evitar aglomerações e manter o distanciamento.
Os interessados podem conferir o edital no site da leiloeira que contém todas as especificações e regras de participação do leilão.
E ainda, informações gerais como normas, documentação exigida e taxas de administração que devem ser pagas pelos arrematantes, no site do Detran e também no site da leiloeira Coliseum.
Quem arrematar o veículo deve solicitar e pagar pela expedição da segunda via do CRV (Certificado de Registro do Veículo).
Também fica sob responsabilidade do adquirente, o pagamento dos serviços de Baixa do Gravame e de outras taxas como a de Licenciamento, transferência do veículo e Emplacamento.
O dinheiro arrecadado com o leilão é utilizado para o pagamento das dívidas dos veículos apreendidos. Quando os débitos forem pagos, o resíduo restante (caso haja), é devolvido para o dono anterior do carro.
O certame obedece uma previsão no CTB (Código de Trânsito Brasileiro), qu diz que, após 60 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ir a leilão.
Detran
Os Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs) são os órgãos (havendo alguns estados que os tornaram autarquias) do Poder Executivo Estadual que fiscalizam o trânsito de veículos terrestres em suas respectivas jurisdições, no território Brasileiro.
Entre suas atribuições estão a determinação das normas para formação e fiscalização de condutores.