Com a autorização de diversos governadores, as redes municipais de ensino em vários estados se preparam para a volta às aulas. As medidas de prevenção ao Covid-19continuarão a ser utilizadas e cada município deve criar seus próprios protocolos.
Após o pontapé de retomada das aulas presenciais feito por estados como Santa Catarina, Amapá, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, vários outros retornarão suas atividades em breve.
Com a autorização de retomada das atividades presenciais em 12 estados, mais o Distrito Federal, vários municípios devem iniciar as atividades presenciais.
O retorno das aulas presenciais tem sido feito por diferentes líderes. No entanto, é uma decisão que deve ser tomada levando em consideração diversos aspectos.
E não pode ser tomada de forma nacional, afirma o presidente dos conselhos nacionais de secretários de Educação (consed), Vitor de Angelo, do Consed:
“Nenhuma medida vale para todo o país, uma vez que o enfrentamento da pandemia não foi coordenado nacionalmente. E, também, tendo em vista que a situação da pandemia é diferente de um estado para o outro, a partir de uma avaliação regional, cada secretário de estado da Saúde, assim como o secretário de Educação, poderão tomar essa decisão do ponto de vista sanitário e implementá-la dentro das escolas”, afirmou ele.
O que se tem são recomendações feitas pelas lideranças nacionais, por exemplo, o Ministro da Educação Milton Ribeiro.
“O Ministério da Educação não pode determinar o retorno presencial das aulas, caso contrário eu já teria determinado”, pontuou o ministro.
Volta às aulas na rede municipal de todo o Brasil
De acordo com dados obtidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), vários municípios brasileiros se organizam para a retomada da educação presencial; confira:
- – 1.226 Cidades organizam a volta às aulas já para o mês de agosto;
- – 939 Municípios as aulas presenciais já foram iniciadas;
- – 563 Localidades ainda estão sem previsão de retorno.
A pesquisa foi realizada até a última semana em 57,1% do número total de cidades brasileiras.
Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .