Inscrições abertas para certificadores do ENEM 2021; saiba quem pode participar

Começou na última semana as inscrições para os interessados em ser certificadores do ENEM 2021. Os candidatos devem atender a alguns critérios e realizar a inscrição virtual dentro do prazo.

Inscrições abertas para certificadores do ENEM 2021; saiba quem pode participar
Inscrições abertas para certificadores do ENEM 2021; saiba quem pode participar (Imagem: INEP/Twitter)

Estão abertas as inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio 2021, o prazo estabelecido pelo INEP segue até 9 de agosto.

O que é um certificador do ENEM 2021?

Essas pessoas são a “representação” do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no exame, ou seja, eles são os responsáveis pela aplicação da prova.

Podem ser fiscais de sala de aula, de corredor, por exemplo. Todos os certificadores passam por um treinamento antes de serem distribuídos pelos locais de aplicação do exame.

Serão considerados aptos apenas aqueles que conseguirem completar, pelo menos, 70% de aproveitamento no curso.

Podem se candidatar as pessoas que atendem aos seguintes critérios:

  • Ser servidor público do Poder Executivo Federal e professor efetivo e em exercício das redes públicas de ensino estaduais e municipais;
  • No mínimo formação de ensino médio;
  • Não pode estar inscrito no exame desse ano;
  • Não pode ter cônjuge, companheiro ou parente próximo inscrito como participante;

Inscrições para certificadores do ENEM 2021

Os interessados têm até 9 de agosto para se inscrever no exame, para isso é necessário acessar o portal da Rede Nacional de Certificadores e realizar o cadastro.

No momento da inscrição será possível escolher até três municípios ou sub-regiões, caso essa opção esteja disponível.

Para os professores, é necessário realizar o envio de uma declaração de docência, o documento deve conter:

O nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que trabalha, o turno de trabalho, o número de turmas e também a carga horária total de trabalho.

O sistema aceitará o envio da declaração até o último dia de inscrição e ela deve ser enviada em formato PDF e com tamanho máximo de 2 MB.

Vale lembrar que essa é uma atividade remunerada, assim cada certificador receberá o valor de R$ 360,00 por dia de aplicação do exame.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.