São Paulo confirma para próxima semana vacinação dos maiores de 28 anos

Prefeitura de São Paulo anuncia novo calendário de vacinação. Diante da entrega de novas doses de imunizante, a secretaria de saúde municipal passará a aplicar o medicamento nos adultos acima dos 29 anos. A informação foi confirmada em entrevista ao UOL, pelo gestor da pasta, Edson Aparecido.

São Paulo confirma para próxima semana vacinação dos maiores de 28 anos (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)
São Paulo confirma para próxima semana vacinação dos maiores de 28 anos (Imagem: Sérgio Lima/Poder 360)

Um novo grupo poderá ser imune contra a covid-19 em São Paulo. Os adultos com mais de 28 e 29 anos estarão entrando no calendário de vacinação a partir da próxima semana. Atualmente a campanha vem convocando quem está acima dos 30.

Atualização do calendário

Nesta semana, foram entregues novos lotes da CoronaVac e Pfizer. Desse modo, o secretario municipal de saúde, Edson Aparecido, atualizou a lista de grupos prioritários.

A previsão é de que 90% da população adulta esteja imune até o dia 30 deste mês, confira o cronograma:

  • Amanhã (23): 30 anos
  • Sábado (24): repescagem para grupos anteriores e campanha de 2ª dose para todos os grupos
  • Segunda-feira (26): repescagem para grupos anteriores
  • Terça-feira (27) e quarta-feira (28): 29 anos
  • Quinta-feira (29) e sexta-feira (30): 28 anos
  • Sábado (31): repescagem para grupos anteriores e campanha de 2ª dose para todos os grupos

Agendamento

Quem estiver sendo convocado deve fazer o agendamento pelo portal da vacina. É importante ressaltar a necessidade de exibir, na hora da aplicação, um documento oficial com foto e comprovante de residência.

A cidade reforça que ao chegar no posto selecionado, o cidadão não poderá escolher o tipo de imunizante que deseja receber. A seleção pelas vacinas vem atrasando o cronograma de aplicação, fazendo com que alguns paulistanos fiquem desprotegidos.

Detalhes da vacinação em São Paulo

Atualmente a cidade é uma das mais avançadas na campanha de vacinação. No entanto, há uma preocupação quanto a entrega de doses o suficiente para concluir o ciclo de imunização. Todos os novos convocados têm inicialmente apenas o primeiro imunizante garantido.

O governo federal, via ministério da saúde, determinou que os estados e prefeituras não devem estocar a segunda dose a partir da aplicação da primeira.

A orientação é que todos os lotes enviados sejam destinados para o andamento do calendário, mediante a chegada de novas doses é que são convocadas as segundas dosagens.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.