Câmara e Senado recebem e analisam projeto do 14º salário do INSS

Segurados do INSS podem receber 14º salário. Diante da antecipação do abono natalino ofertado entre maio e junho, os aposentados e pensionistas da previdência social aguardam a análise da Câmara e do Senado para saberem se poderão receber um salário extra em dezembro.

Câmara e Senado recebem e analisam projeto do 14º salário do INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)
Câmara e Senado recebem e analisam projeto do 14º salário do INSS (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

Como medida de contenção da crise econômica do novo coronavírus, o governo federal antecipou a concessão do 13º salário do INSS.

O pagamento que normalmente ocorre entre julho e dezembro, foi inteiramente encerrado no começo deste mês, fazendo com que a população ficasse descoberta no fim do ano.

A justificativa adotada pelo ministério da economia foi a necessidade de garantir uma injeção financeira no primeiro semestre. Com o abono nas mãos da população, o governo garante a rotatividade do PIB e consegue assim manter o desempenho dos indicadores econômicos.

Possibilidade de concessão de um 14º salário

É válido ressaltar que a liberação antecipada do abono natalino foi adotada também em 2020. Na época, o governo passou a ser pressionado para liberar a concessão de um 14º salário durante o mês de dezembro e a mesma proposta se estende para este ano.

A Câmara dos Deputados e o Senado já estão com um projeto de lei que solicita a liberação de um 14º salário pelo INSS. De acordo com o texto, o pagamento deverá ser liberado no mês de dezembro, juntamente com o último depósito anual do órgão.

É válido ressaltar que há mais de um projeto solicitando os recursos. O primeiro é de autoria do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS), já apresentado na Câmara.

Ele sugere que o benefício seja integrado como um auxílio pago em 2021, relembrando que na PL nº 4.367/2020, há uma limitação do valor do benefício de até dois salários mínimos.

Quem tem direito ao 14º salário?

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Beneficiários do auxílio-doença;
  • Beneficiários do auxílio-reclusão;
  • Beneficiários do auxílio-creche.

Quem não pode ser beneficiário?

  • Benefício de prestação continuada (BPC);
  • Pensão mensal vitalícia;
  • Auxílio-suplementar por acidente de trabalho;
  • Amparo previdenciário por invalidez do trabalhador rural.

Até o momento não há previsão de aprovação da proposta. Para acompanhar as informações sobre a concessão do 14º salário da previdência, acompanhe nossa página exclusiva do INSS. Por meio dela você tem acesso a todos os calendários de pagamentos, atualizações das regras do instituto e mais.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.