Todo brasileiro possui a carteira de vacinação impressa que deve ser apresentada nos postos de saúde e serve para ter um controle das vacinas tomadas. Porém, agora o Ministério da Saúde está disponibilizando a carteira de vacinação digital.
O Ministério da Saúde disponibiliza a carteira de vacinação digital por meio do aplicativo ConecteSUS. O intuito é facilitar o controle das vacinas aplicadas ajudando a população de o país e os postos de saúde.
O aplicativo ConecteSUS foi atualizado para fornecer essas informações e já apresenta dados referentes a vacina contra Covid-19. O acesso a carteira de vacinação digital pelo computador ou pelos celulares com Android ou iOS.
O sistema digital de vacinação foi implementado em 2010 e, por tanto, não traz informações anteriores a esta data. Dessa maneira, quem perdeu a carteira de vacinação impressa precisa ir ao posto de saúde onde tomou as doses para solicitar a segunda via do documento.
Como acessar a carteira de vacinação digital?
- Acesse o app ou site Conecte SUS;
- Clique em “entrar”;
- Faça o login no portal Gov.br;
- Caso você nunca tenha acessado o Conecte SUS, o portal Gov.br informará que o site em questão está solicitando acesso aos seus dados. Conceda a permissão para poder prosseguir;
- Agora, confira os termos de uso para poder prosseguir;
- No menu lateral, clique em “Histórico”;
- Por fim, clique em “Vacinas”.
Conecte SUS
A ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde registra a trajetória de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Dessa maneira, assim que o cidadão recebe uma vacina essa é registrada no sistema.
Com isso, o usuário poderá consultar, em tempo real e de forma remota, o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data de recebimento. Essas informações ajudam a população e o profissional de saúde a saberem o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose ou de um reforço.
Esse registro serve para evitar que a pessoa tome doses de laboratórios diferentes ou desnecessárias. Com o aplicativo é possível consultar todas as vacinas tomada nas redes pública e privada. Com isso o intuito e substituir as carteirinhas de vacinação de papel pelo formato digital.