Governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira que a volta às aulas para todo o estado acontecerá a partir de 26 de julho. Incialmente, as escolas terão que ofertar o ensino semipresencial para conseguir se enquadrar no rodizio proposto.
Na manhã da última terça-feira, 13, o Governador do Estado da Bahia anunciou a retomada da educação no estado.
“É preciso ter sensibilidade e é preciso ter prioridade com a educação”, afirmou Rui Costa ao divulgar a retomada.
Volta às aulas na Bahia
Na manhã dessa quarta-feira, 14, secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou em entrevista virtual transmitida pelo Canal do Governo do Estado no YouTube sobre esse retorno das aulas presenciais.
Na entrevista o secretário afirmou que as escolas terão que seguir protocolos para assegurar a saúde de todos os envolvidos.
Além disso, a Secretaria de Educação continua com parceria firmada com a SESAB na busca de monitorar os estudantes e professores e notificar possíveis casos.
“Nós estamos começando, não é facultativo, nós estamos começando é de verdade”, afirmou Jeronimo Rodrigues.
Um ponto sensível nessa questão é o fato de que o sindicato dos professores é contrário ao retorno antes de todos os professores estiverem imunizados com as duas doses. Rodrigues afirmou que pouco mais de 70% dos profissionais acima de 40 anos estão com as duas doses aplicadas.
“Não tenho nenhuma expectativa de vacinarmos todos os professores e alunos ainda esse ano, podemos avançar, mas vacinar todos é algo muito difícil”, afirmou o secretário.
“Vamos seguir o regramento padrão do setor público”, ou seja, os professores que não retomarem as suas atividades e não justificarem terão sim faltas atribuídas.
Quanto às universidades, públicas e particulares, o secretário afirma que a partir do dia 26 as instituições poderão decidir se retomarão as aulas presenciais ou não.
Mas que essa é uma decisão do Conselho da própria instituição, o que o governo espera é que o ensino superior também possa retomar suas atividades.
Como será a volta às aulas na Bahia?
O retorno será de forma hibrida, ou seja, uma parte dos estudantes terão aulas presenciais enquanto a outra online, com sistema de rodízio.
Para isso os estudantes serão divididos em dois grupos:
1º grupo – aulas às segundas, terças e quartas-feiras e
2º grupo – terças, quintas e sábados.
Com a editoria de carreiras do FDR você sempre fica bem informado.