Rede pública do Rio Grande do Norte volta às aulas em 19 de julho

Como volta às aulas gradual, iniciando com a oferta do ensino híbrido, as escolas públicas do Rio Grande do Norte poderão ser abertas a partir de 19 de julho. O Secretário de educação do estado já havia informado e agora a Justiça determinou a volta.

Rede pública do Rio Grande do Norte volta às aulas em 19 de julho
Rede pública do Rio Grande do Norte volta às aulas em 19 de julho (Imagem: Ney Douglas)

Após o Ministério Público do RN pedir a volta às aulas, no último domingo, 12, a Justiça determinou a volta às aulas para o dia 19 de julho, como havia sido confirmado pelo secretário de educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques semanas atrás.

Nesse primeiro momento, no dia 19, são os alunos do ensino fundamental anos iniciais e do 3º ano, que vão fazer o Enem. As escolas que não tenham esses anos, que só tenham ensino fundamental anos finais, por exemplo, também já podem retomar com 33%. Nossa preocupação é que nenhuma escola tenha mais do que isso para garantir as condições de segurança”, disse o secretário.

Plano de volta às aulas no RN

O plano foi divulgado em maio desse ano e prevê que a cada 14 dias aconteça um avanço nesse retorno. O plano não foi elaborado com datas, mas sim em etapas, 7 ao todo, que durariam 147 dias até o retorno de 100% dos alunos às aulas presenciais.

De acordo com esse planejamento as aulas poderiam ser retomadas com 30% da capacidade de estudantes e, inicialmente, para os estudantes do 1° ao 5° ano + 3ª série.

Além desse planejamento, a Secretaria de Educação do estado também criou medidas referentes ao transporte escolar, como:

Aferição da temperatura ao entrar nos veículos, desinfecção dos assentos e isolamento de alguns para garantir o distanciamento.

Nas escolas as medidas já conhecidas continuarão a ser utilizadas em todos os momentos do plano, são elas:

Uso de máscara, desinfeção dos locais de uso comum, higienização das mãos, proibição do uso direto dos bebedouros, manutenção do distanciamento social.

Também no plano é previsto que os primeiros 7 dias após a retomada sejam destinados ao planejamento e acolhimento dos profissionais da educação. Apenas após esse período é que as escolas poderão receber os estudantes.

Com a editoria de carreiras do FDR  você sempre fica bem informado.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.