A empresa Itapemirim Transportes Aéreos realizou na última terça-feira (29), o seu primeiro voo com passageiros. Partindo do aeroporto de Guarulhos (SP) ao de Brasília (DF).
A empresa surge nesse mercado com a proposta de ter menos assentos por aeronave e despacho gratuito de bagagens. Na contramão do mercado atual, e das companhias aéreas atuantes no país.
Inicialmente ela atuará apenas em 8 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA) e Salvador (BA). A ideia é que até junho de 2022 a companhia esteja presente em 35 destinos com cerca de 50 aviões na frota.
A empresa deseja realizar a marcação de assentos e o despacho de bagagens serão gratuitos para sempre. O que vai contra as demais empresas do setor, que nos últimos anos, tem cobrado taxas nesses serviços.
Uma outra proposta, que vai na contra mão das atuantes no país é proporcionar maior conforto para os passageiros. Apesar disso, deve impactar no valor do bilhete, pois, quanto maior o espaço entre as poltronas, menos passageiros.
Em entrevista ao UOL, o presidente do grupo, Sidnei Piva de Jesus, o que irá permitir essa iniciativa é a redução da margem de lucro da empresa.
“Todos os benefícios serão mantidos. Esse é o processo Itapemirim de voar”, disse o empresário.
Refeições a bordo
A empresa volta ao setor com a intenção de retomar o glamour da aviação. Para isso, oferece diferenciais diante de um mercado com confortos cada vez mais escassos em favor de passagens mais baratas.
Os espaços para os assentos é maior que o habitual, tendo uma aproximadamente 78 centímetros entre um assento e outro.
Além disso, quando a pandemia acabar, a companhia quer oferecer refeições em seus voos, fugindo do padrão de lanches e salgadinhos (chamados de snacks), mais comumente encontrados hoje em dia nos aviões.
Primeiro Voo
O primeiro voo foi do aeroporto de Guarulhos (SP) ao de Brasília (DF). Na primeira decolagem, realizada às 10h, estavam presentes apenas executivos da empresa e convidados. Esse é o pontapé das operações da empresa, que iniciará os voos comerciais na quinta-feira (1º).
Itapemirim
O grupo tem forte presença no transporte terrestre com a Viação Itapemirim de ônibus, já teve uma companhia aérea antes e voltou ao mercado aéreo.