A capital baiana, Salvador, segue com o calendário de aplicação da vacina da Covid-19. No entanto, foi preciso fazer adequações no esquema vacinal após o serviço Hora Marcado esgotar oito mil vagas em menos de três horas.
Devido ao esgotamento, foi preciso suspender temporariamente o programa. No entanto, o município de Salvador recebeu 26 mil doses da Coronavac no último sábado, 8.
As novas doses da vacina da Covid-19 possibilitaram a retomada do cronograma de vacinação para pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, lactantes, entre outros grupos. Vale ressaltar que nesta segunda-feira, 10, os postos de vacinação irão atender somente os cidadãos que forem receber a segunda dose da vacina da Covid-19.
Não há a necessidade deste grupo fazer o agendamento prévio para a imunização, basta que se dirijam diretamente até os postos de atendimento.
Os demais precisam fazer o devido agendamento no site Hora Marcada, sendo que a exceção fica por conta das pessoas que tinham agendamentos marcados para o dia 1º de maio.
No geral, o esquema de disponibilização da vacina da Covid-19 irá atender idosos com idade igual ou superior a 60 anos que forem receber a primeira dose do imunizante entre 08h e 16h.
O atendimento deste grupo acontecerá nos pontos de drive-thru do Atakadão Atakarejo, na Fazenda Coutos; no Parque de Exposições e no 5º Centro de Saúde.
O município de Salvador também organizou pontos fixos de vacinação. Estes estão situados no 5º Centro de Saúde; na USF Vista Alegre; na UBS Nelson Pihaui Dourado; na USF Resgate; na USF Plataforma.
No que compete à vacina para as gestantes, puérperas e lactantes com comorbidades, a vacinação também acontecerá das 08h às 16h.
No entanto, é preciso que estas mulheres tenham 18 anos de idade ou mais, além de integrarem o grupo elegível devidamente cadastrado na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.
Ao se dirigirem aos postos de vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal original com foto, bem como a documentação complementar indicada a seguir:
- Gestantes (18 anos ou mais): Devem apresentar no ato da vacinação laudo ou relatório médico ou caderneta da gestante, além de documento oficial de identificação com foto e nome no site;
- Puérpera (18 anos ou mais): Devem apresentar no ato da vacina Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê, além de documento oficial de identificação com foto e nome no site;
- Lactantes com comorbidades que amamentam até o 6º mês do bebê (18 anos ou mais): Devem conferir o nome no site e apresentar documento oficial com foto no ato da vacinação.
Estas mulheres podem recorrer os pontos de vacinação drive-thru no Shopping da Bahia, Vila Militar, FBDC Cabula e Arena Fonte. A vacina da Covid-19 em gestantes, lactantes e puérperas com comorbidades também está sendo aplicada nos seguintes pontos fixos:
- USF Curralinho;
- USF Santa Luzia;
- USF Federação;
- USF Fernando Filgueiras;
- USF Cajazeiras X;
- USF Itapuã;
- USF Vale do Matatu.