Vacina da Covid-19 em Salvador: Grávidas, puérperas e lactantes recebem imunizante

A capital baiana, Salvador, segue com o calendário de aplicação da vacina da Covid-19. No entanto, foi preciso fazer adequações no esquema vacinal após o serviço Hora Marcado esgotar oito mil vagas em menos de três horas.

Vacina da Covid-19 em Salvador: Grávidas, puérperas e lactantes recebem imunizante
Vacina da Covid-19 em Salvador: Grávidas, puérperas e lactantes recebem imunizante. (Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO)

Devido ao esgotamento, foi preciso suspender temporariamente o programa. No entanto, o município de Salvador recebeu 26 mil doses da Coronavac no último sábado, 8. 

As novas doses da vacina da Covid-19 possibilitaram a retomada do cronograma de vacinação para pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, lactantes, entre outros grupos. Vale ressaltar que nesta segunda-feira, 10, os postos de vacinação irão atender somente os cidadãos que forem receber a segunda dose da vacina da Covid-19

Não há a necessidade deste grupo fazer o agendamento prévio para a imunização, basta que se dirijam diretamente até os postos de atendimento.

Os demais precisam fazer o devido agendamento no site Hora Marcada, sendo que a exceção fica por conta das pessoas que tinham agendamentos marcados para o dia 1º de maio. 

No geral, o esquema de disponibilização da vacina da Covid-19 irá atender idosos com idade igual ou superior a 60 anos que forem receber a primeira dose do imunizante entre 08h e 16h.

O atendimento deste grupo acontecerá nos pontos de drive-thru do Atakadão Atakarejo, na Fazenda Coutos; no Parque de Exposições e no 5º Centro de Saúde. 

O município de Salvador também organizou pontos fixos de vacinação. Estes estão situados no 5º Centro de Saúde; na USF Vista Alegre; na UBS Nelson Pihaui Dourado; na USF Resgate; na USF Plataforma.

No que compete à vacina para as gestantes, puérperas e lactantes com comorbidades, a vacinação também acontecerá das 08h às 16h.

No entanto, é preciso que estas mulheres tenham 18 anos de idade ou mais, além de integrarem o grupo elegível devidamente cadastrado na Secretaria Municipal de Saúde de Salvador

Ao se dirigirem aos postos de vacinação, é preciso apresentar um documento de identificação pessoal original com foto, bem como a documentação complementar indicada a seguir: 

  • Gestantes (18 anos ou mais): Devem apresentar no ato da vacinação laudo ou relatório médico ou caderneta da gestante, além de documento oficial de identificação com foto e nome no site;
  • Puérpera (18 anos ou mais): Devem apresentar no ato da vacina Declaração Nascidos Vivos (DNV) ou certidão de nascimento do bebê, além de documento oficial de identificação com foto e nome no site;
  • Lactantes com comorbidades que amamentam até o 6º mês do bebê (18 anos ou mais): Devem conferir o nome no site e apresentar documento oficial com foto no ato da vacinação.

Estas mulheres podem recorrer os pontos de vacinação drive-thru no Shopping da Bahia, Vila Militar, FBDC Cabula e Arena Fonte. A vacina da Covid-19 em gestantes, lactantes e puérperas com comorbidades também está sendo aplicada nos seguintes pontos fixos:

  • USF Curralinho;
  • USF Santa Luzia;
  • USF Federação;
  • USF Fernando Filgueiras;
  • USF Cajazeiras X;
  • USF Itapuã;
  • USF Vale do Matatu.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.