- O Senado Federal aprovou a suspensão do pagamento das parcelas do FIES neste ano;
- O intuito é que os jovens possam permanecer nas universidades, mesmo com a crise gerada pela pandemia;
- Com a nova decisão, a suspensão será válida até o fim deste ano;
O Senado Federal aprovou a suspensão do pagamento das parcelas do FIES neste ano. A decisão foi aprovada na última quarta-feira (5). O intuito é que os jovens possam permanecer nas universidades, mesmo com a crise gerada pela pandemia.
Essa não é a primeira vez que o pagamento do Financiamento Estudantil é adiado, devido à situação de calamidade pública, provocada pela pandemia. No ano passado, o decreto vigorou até o dia 31 de dezembro.
Com a nova decisão, a suspensão será válida até o fim deste ano. O autor do projeto é o senador Jayme Campos (Democratas-MT). Em justificativa, Campos afirma que “a proteção da educação formal é uma forma de garantir a qualificação profissional dos cidadãos e promover o desenvolvimento do país”.
Por esse motivo, segundo o senador, é fundamental garantir a permanência dos estudantes para oferecer a oportunidade de uma formação profissional. Atualmente, 3 milhões de estudantes dependem do FIES.
FIES
O programa de financiamento estudantil é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e existe desde 1999. Com o FIES os estudantes podem concorrer ao financiamento de cursos de ensino superior em universidades privadas. O programa possui duas modalidades:
- FIES: com juros zero para famílias com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
- P-Fies: juros variáveis, voltado para famílias com renda mensal mais alta.
Essa última modalidade foi incluída em 2008. Com ela é possível realizar financiamentos com bancos privados. A modalidade tradicional só faz acordo com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Dessa maneira, amplia a possibilidade de chances de conseguir uma vaga.
O objetivo é oferecer mais oportunidade de vagas nas universidades particulares aos estudantes brasileiros. O valor a ser pago é combinado a partir de um contrato pré-estabelecido com condições especiais.
A proposta é que o pagamento do financiamento inicie após a conclusão do curso e ingresso no mercado de trabalho. Durante o curso o estudante só precisa pagar as taxas bancárias e as taxas referentes ao seguro de vida. As mensalidades não podem ultrapassar de 10% da renda familiar.
Os valores das parcelas de coparticipação, assim como as taxas e pagamento posterior, dependem do contrato realizado entre o estudante e o banco. Você pode realizar uma simulação no Portal do MEC – FIES.
Caso ocorra demora ou dificuldade para o ingresso no mercado de trabalho o programa garante que as mensalidades sejam reduzidas, até que seja adquirida uma renda fixa. O mesmo ocorre caso tenha perdido o emprego.
Requisitos do FIES
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010;
- Ter atingido, no mínimo, 450 pontos na média das provas objetivas e 400 pontos na redação (os candidatos que desejarem pedir transferência de faculdade precisam ter obtido a nota de corte do curso que pretende estudar);
- Ter renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 3.300) ou ter renda máxima por membro da família de três salários mínimos;
- Para o P-Fies, ter renda familiar de até cinco salários mínimos ou per capita de 3 a 5 salários mínimos.
Processo seletivo do FIES
A classificação do Fies 2021 é feita de forma automática usando como critério a nota do Enem. Porém se houver empate, o sistema irá considerar a maior nota das provas, na determinada ordem:
- Redação;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Universidades participantes do FIES 2021
- Faculdade Barão do Rio Branco – AC
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) – AL
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – AM
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – AP
- Centro Universitário Jorge Amado – BA
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – CE
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – DF
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – ES
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – GO
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – MA
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – MG
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) – MS
Faculdades que aceitam o P-Fies 2021
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA);
- Universidade Estácio de Sá (UNESA);
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR);
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
- Centro Universitário do Distrito Federal (UDF);
- Universidade de Franca (UNIFRAN);
- Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) em Minas Gerais.