Calendário do SiSU 2021 tem primeira data divulgada pelo Ministério da Educação

Mais um programa de ingresso no ensino superior tem seu calendário definido para o próximo ano. Candidatos do SiSU 2021 devem se inscrever a partir de abril, com uso da nota do Enem 2020. Entenda como fica essa forma de ingresso.

Calendário do SiSU 2021 tem primeira data divulgada pelo Ministro da Educação
Calendário do SiSU 2021 tem primeira data divulgada pelo Ministério da Educação (Imagem/Reprodução: Google)

Inicialmente, em entrevista na sexta-feira (11), o Ministro da Educação, Milton Ribeiro afirmou que o SiSU 2021 para ingresso no primeiro semestre letivo deveria ter as inscrições abertas no final de janeiro.

Mas o MEC veio a público, por meio de nota, corrigir essa fala. Afirmando que, diferente do Prouni e Fies, o SiSU 2021 só estará disponível para inscrições em abril.

SiSU 2021

Em outubro desse ano o Presidente Jair Bolsonaro fez um veto na Medida Provisória (MP/934). A MP tratava do ensino durante a pandemia.

Por meio desse veto, o Presidente tirou a obrigatoriedade de que os candidatos do Prouni e SiSU 2021 usassem apenas a nota do Enem 2020.

Agora, juntamente com a divulgação do mês em que as inscrições do SiSU 2021 devem começar, abril do próximo ano.

O MEC também informou que ela será feita com uso sim da nota do Exame Nacional do Ensino Médio do próximo ano.

Repercussão das decisões do MEC

Desde que as datas do Prouni, Fies e SiSU 2021 começaram a ser divulgadas várias discussões tiveram início entre os estudantes. A maior parte contrária as datas dos dois primeiros programas.

Acontece que os estudantes se preparam durante todo um ano para participar do Exame Nacional do Ensino Médio na expectativa de que deem início ao ensino superior já no primeiro semestre letivo do ano.

Mas com as datas do Prouni e Fies não será possível usar a nota do Enem 2020. Comentários como o da Presidente da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Rozana Barroso, têm tomado a internet nos últimos dias:

“Já enfrentamos uma situação de evasão escolar, de total falta de apoio, de exclusão digital e agora isso. Não estamos entendendo nada. Poderemos entrar numa faculdade? Ou irão nos tirar isso também? O MEC precisa ser claro e responsável com nosso futuro, que é também o futuro do Brasil”, disse Rozana Barroso.

A segunda seleção dos programas deve ser aberta logo após a divulgação do resultado do SiSU 2021.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do  FDR

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.