MEC cancela uso do ENEM 2020 para PROUNI e FIES de 2021; entenda o caso

Recentemente, o Ministério da Educação divulgou os cronogramas dos programas de ingresso no ensino superior. E os estudantes perceberam que não poderão usar a nota do Enem 2020 em dois deles. A notícia pegou os estudantes de surpresa. Entenda agora o que o MEC definiu.

MEC cancela uso do ENEM 2020 para PROUNI e FIES de 2021; entenda o caso
MEC cancela uso do ENEM 2020 para PROUNI e FIES de 2021; entenda o caso (Imagem: FDR)

Desde o mês de outubro, os estudantes foram informados de que a nota do Enem 2020 não seria obrigatória para ingresso pelo Prouni e SiSU do primeiro semestre de 2021.

No entanto, imaginava-se que eles poderiam optar pela utilização dela ou de uma versão anterior do Exame Nacional do Ensino Médio.

Calendário do Enem 2020 e ingresso 2021.1

Quem participa do Exame Nacional do Ensino Médio geralmente espera conseguir ingressar no ensino superior já no primeiro semestre letivo do ano.

Mas essa não será a realidade dos participantes do Enem 2020. Ao menos não com o uso da nota dessa edição do exame.

Isso porque, o MEC já divulgou os calendários das formas de ingresso mais usuais com a nota do Enem, PROUNI, SiSU e FIES 2021.

Quem deseja participar do Fies e do Prouni poderá se inscrever já em janeiro de 2021.

Apenas as instituições públicas ficaram de fora dessa regra, já que os interessados em participar do SiSU se inscreverão em abril. 

O Enem acontecerá em janeiro, logo será possível usar sua nota neste programa, pois o resultado deve ser divulgado em março.

Por que não será possível usar a nota do Enem 2020 nos programas?

O MEC optou por retirar a utilização da nota do próximo exame por duas razões:

  1. Tentar contemplar aqueles estudantes que não participarão do Enem 2020;
  2. Adequar o calendário dos programas ao calendário das instituições de ensino.

Na tentativa de sessar os questionamentos feitos pelos estudantes, o MEC informou que:

“Para atender a todos os estudantes que concluirão o ensino médio este ano, o Ministério da Educação prevê a abertura dos processos seletivos do Prouni e Fies, 2ª edição 2021, logo na sequência da realização do Sisu, ou seja, após a divulgação do resultado do Enem. Para essas seleções serão exigidas as notas do Enem de 2020”.

Quer mais informações sobre as formas de ingresso no ensino superior em 2021? Então, acompanhe a nossa editoria de Carreiras no  FDR

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.