Inscrições abertas no Bolsa Universidade; entenda como funciona o programa

O programa Bolsa Universidade foi criado no ano de 2007. Seu o objetivo é de oferecer uma oportunidade para os estudantes terem acesso às universidades particulares, por meio de bolsa parcial. 

Inscrições abertas no Bolsa Universidade; entenda como funciona o programa
Inscrições abertas no Bolsa Universidade; entenda como funciona o programa (Imagem/Divulgação Manaus)

Porém, aqueles que conseguirem a bolsa devem prestar serviços socioeducativos à comunidade, com carga horária definida pelos respectivos editai

Hoje, há três grandes programas com o nome de Bolsa Universidade: um deles no estado de São Paulo, outro no município de Franca (SP) e o terceiro em Manaus. 

Bolsa Universidade em São Paulo

No estado o programa é gerido pela Secretaria da Educação e é voltado aos estudantes universitários interessados em estagiar como educadores do programa Escola da Família.

Com isso, a Secretaria arca com até 50% do valor da mensalidade do curso de graduação do bolsista, até o teto de R$ 500,00, e as universidades conveniadas complementam o valor. 

Os estudantes selecionados recebem bolsas de estudo integrais, ou seja, com 100% de gratuidade.

As atividades realizadas pelos bolsistas podem se encaixar em uma de 4 modalidades (cultura, esporte, saúde e trabalho). Com carga horária de 8 horas por fim de semana, cumpridas num único dia (sábado ou domingo) em instituições públicas de ensino que participam do Escola da Família.

Porém, é necessário ter disponibilidade para trabalhar aos fins de semana. O estudante interessado deve estar matriculado em uma universidade participante do programa, não ser beneficiário de outro programa oficial (como o FIES ou o ProUni) e ainda não ter diploma universitário.

Bolsa em Franca

O programa existe desde 2010 e concede bolsas de estudo parciais a estudantes universitários de cursos presenciais na cidade.

O valor da mensalidade é dividido entre a instituição conveniada, a prefeitura e o estudante.

Para concorrer, o candidato deve ter feito o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede particular. Morar há pelo menos 5 anos em Franca e possuir renda familiar mensal por pessoa de até 2 salários mínimos.

Bolsa Universidade Manaus

Esta é a única seletiva com inscrições abertas atualmente. Com início no dia 3 de maio, o período de cadastros termina no dia 17 do mesmo mês.

As bolsas são destinadas a estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Ingressantes em instituições privadas de ensino superior conveniadas, que não tenham diploma de graduação e não recebam outro tipo de benefício.

Porém, o estudante deve participar de projetos e ações socioeducacionais junto à Prefeitura Municipal de Manaus e ao Estado do Amazonas, sob convocação. A carga horária dessas atividades varia conforme o tipo de bolsa obtida:

  • Bolsista integral: 150 horas por semestre.
  • Bolsista parcial com 75% de benefício: 120 horas por semestre.
  • Bolsista parcial com 50% de benefício: 90 horas por semestre.

O cadastro vale para o segundo semestre de 2021, e acontece exclusivamente pelo site da ESPI. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!