Qual é o SUV global da Renault que chega primeiramente ao Brasil? Hoje, vamos conhecer melhor o Renault Boreal, o novo SUV médio da marca francesa, que deve chegar às estradas brasileiras nos próximos meses.
A sua produção será na fábrica de São José dos Pinhais, Paraná. O veículo representa uma importante aposta da Renault na América Latina. Ele chega para enfrentar modelos como o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross.
A plataforma utilizada, será a RGMP, com a arquitetura semelhante à do Kardian. Com isso, o modelo deve entregar um design robusto e eficiente, adequando o veículo às necessidades do mercado local.

Plataforma e especificações técnicas do SUV global da Renault
O Boreal mede cerca de 4,5 metros de comprimento, com entre-eixos de cerca de 2,70 metros. O modelo deve contar com um motor 1.3 turboflex, que entrega 163 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
A força de tração, no entanto, conta com um câmbio automatizado de dupla embreagem, o que traz um desempenho ágil.
Além disso, é possível que a Renault produza versões híbridas do modelo. Este seria um meio de ampliar a eficiência energética e a performance geral do veículo.
O que esperar do consumo de combustível?
O foco da Renault na eficiência de combustível do Boreal, deve atrair consumidores preocupados, sobretudo, com a economia e o meio ambiente.
Com base em informações disponíveis, as versões híbridas leves, o SUV pode fazer:
- 14,5 km/l de gasolina na cidade;
- 16 km/l na estrada.
Mas se a Renault escolher trazer um sistema híbrido mais avançado em seu SUV global o consumo pode ser ainda mais impressionante:
- 19 km/l na cidade;
- 22 km/l na estrada.
Como fica o interior do carro Renault Boreal?
O interior do Renault Boreal, basicamente, acompanha as tendências de design da marca, oferecendo sofisticação e alta tecnologia.
Entre as características estão uma central multimídia, com uma tela de 10,4 polegadas de última geração e opções de acabamento premium.
Lançamento no Brasil e na América Latina
A Renault projeta o lançamento do Boreal inicialmente no Brasil, expandindo logo após para outros países latino-americanos. Os preços estimados estão entre R$ 180 mil e R$ 200 mil.
De fato, o lançamento do SUV global da Renault é aguardado com ansiedade, tanto por consumidores quanto pela indústria automotiva. A expectativa, no entanto, é que o modelo redefine as operações da Renault na América Latina.
E a marca não para por aí, graças a um plano chamado Renaulution (Renault + Revolution), ela deve trazer novos modelos ainda em 2025 para o mercado.