VITóRIA DA CONQUISTA, BA — O Instituto Nacional do Seguro Social confirmou que vai devolver dinheiro a milhares de idosos +60. Apesar de ainda não ter data, o INSS deve anunciar o ressarcimento até a próxima semana. Descubra o que já foi divulgado até então.

(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
Depois de assumir a presidência do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou na manhã da última segunda-feira, 05/05, que o órgão vai devolver dinheiro a milhares de idosos +60. O plano de ressarcimento está em elaboração e deve ser anunciado em breve, confirmou ele.
INSS vai devolver dinheiro a milhares de idosos +60
- O objetivo do órgão é ressarcir aposentados e pensionistas vítimas de descontos indevidos.
- De acordo com o G1, o novo presidente do INSS pediu agilidade na investigação do caso de fraude no INSS.
- A investigação feita pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) mostrou que entidades estavam supostamente oferecendo serviços para aposentados e pensionistas e os cadastrando de forma irregular.
- A partir disso faziam descontos irregulares em seus benefícios da Previdência.
- Pelo menos 4 mil aposentados foram vítimas do golpe.
O prejuízo pode chegar a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
“O presidente da República determinou [que fosse feito] o mais rápido possível. Agora, estamos em fase interna na Casa Civil. Tão logo seja aprovado, seja concordado, seja fechado — temos outros atores para discutir, como Supremo, CNJ [Conselho Nacional de Justiça], DPU [Defensoria Pública da União], Ministério Público Federal —, começaremos [o programa] o mais rápido”, afirmou o novo presidente do INSS.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre a solicitação de reembolso.