VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Depois de Alessandro Stefanutto ser demitido agora o INSS tem novo presidente, que assume em meio a um escândalo de fraudes no órgão. O nomeado sai de um cargo na Procuradoria-Geral Federal para assumir o cargo. Conheça agora quem assume o cargo mais importante do Instituto Nacional do Seguro Social.
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
O INSS tem novo presidente desde a última quarta-feira, 30 de abril. O nomeado era procurador federal de carreira na Procuradoria-Geral Federal. O cargo de presidência do Instituto Nacional do Seguro Social estava vago desde a demissão do antigo presidente.
Alessandro Stefanutto foi demitido do posto após uma fraude bilionária ser identificada no órgão.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, comenta sobre o que a Polícia Federal descobriu sobre a fraude até agora.
INSS tem novo presidente
- Gilberto Waller Júnior foi nomeado ao cargo de presidente do Instituto Nacional do Seguro Social pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da última quarta (30).
- Ele é procurador federal de carreira, Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com pós-graduação em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro.
- Waller ingressou no Poder Público como procurador do INSS em 1998, além disso, ocupou cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.
- Também foi ouvidor-geral da União de março de 2016 a janeiro de 2019.
- E corregedor-geral da União de 2019 a 2023.
- Atualmente, ocupava o cargo de corregedor da Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).
- À frente do INSS Gilberto Waller tem a responsabilidade de enfrentar a fraude no órgão.