SALESóPOLIS, SP — A informação de que os trabalhadores poderão se aposentar aos 78 anos causou desespero em boa parte da população. Alguns vídeos sobre o assunto circulam nas redes sociais, e por conta disso a Previdência Social decidiu se pronunciar sobre o assunto.

(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)
De acordo com um reportagem do g1, haviam publicações nas redes sociais informando que a aposentadoria por idade iria subir para 78 anos. E algumas acompanhadas de mensagens direcionadas para os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Parabéns aos eleitores do Lula! Vocês conseguiram: agora a idade mínima para se aposentar deve subir para 78 anos“, dizia uma das publicações.
No entanto, o título que tem causado alvoroço entre os trabalhadores é na verdade uma notícia tedenciosa. O motivo é que não existe confirmação do governo Lula para que a idade para se aposentar suba para 78 anos.
O que existe é um estudo do Banco Mundial que prevê, no pior dos cenários, um aumento da idade mínima para se aposentar, chegando então aos 72 anos em 2040 e 78 anos em 2060.
Porém, esse estudo serve como uma alerta e como um sinal de que é preciso reestruturar a Previdência Social. Não há nenhuma confirmação do poder público para que a idade aumente tanto nos próximos dez anos, por exemplo.
INSS esclarece a fake news sobre a idade para se aposentar
Procurado pelo g1, o INSS garantiu que o conteúdo é falso. Também informou que o processo para aumentar a idade mínima para aposentadoria não acontece assim, de uma hora para outra, tão pouco pode contar apenas com a decisão do presidente.
Uma mudança de tamanho porte na Previdência precisa passar por etapas. Primeiro a votação no Legislativo, supervisão do Judiciário e sanção do Executivo, seguindo todos os passos que validariam essa ação.
Como pedir aposentadoria no Meu INSS
O primeiro passo para pedir a aposentadoria no Meu INSS é reunir todos os documentos necessários. O cidadão pode fotografar esses documentos, ou encaminhar no portal em formato PDF.
Com o login, o próprio sistema já tem alguns documentos como o extrato previdenciário. Outros podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminha-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:
- Faça login no Meu INSS com dados do Gov.br;
- Em “Novo requerimento” será aberta uma aba para pesquisa, digite “aposentadoria” e escolha a alternativa de aposentadoria desejada;
- Confira se cumpre com os requisitos mencionados e continue;
- Preencha as informações e anexe os documentos;
- Envie o pedido.
O acompanhamento do pedido de aposentadoria pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.