Calma! Você não precisa esperar os 78 anos para conseguir se aposentar

SALESóPOLIS, SP — A informação de que os trabalhadores poderão se aposentar aos 78 anos causou desespero em boa parte da população. Alguns vídeos sobre o assunto circulam nas redes sociais, e por conta disso a Previdência Social decidiu se pronunciar sobre o assunto. 

aposentadoria
Calma! Você não precisa esperar os 78 anos para conseguir se aposentar
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com um reportagem do g1, haviam publicações nas redes sociais informando que a aposentadoria por idade iria subir para 78 anos. E algumas acompanhadas de mensagens direcionadas para os eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Parabéns aos eleitores do Lula! Vocês conseguiram: agora a idade mínima para se aposentar deve subir para 78 anos“, dizia uma das publicações. 

No entanto, o título que tem causado alvoroço entre os trabalhadores é na verdade uma notícia tedenciosa. O motivo é que não existe confirmação do governo Lula para que a idade para se aposentar suba para 78 anos. 

O que existe é um estudo do Banco Mundial que prevê, no pior dos cenários, um aumento da idade mínima para se aposentar, chegando então aos 72 anos em 2040 e 78 anos em 2060. 

Porém, esse estudo serve como uma alerta e como um sinal de que é preciso reestruturar a Previdência Social. Não há nenhuma confirmação do poder público para que a idade aumente tanto nos próximos dez anos, por exemplo. 

INSS esclarece a fake news sobre a idade para se aposentar

Procurado pelo g1, o INSS garantiu que o conteúdo é falso. Também informou que o processo para aumentar a idade mínima para aposentadoria não acontece assim, de uma hora para outra, tão pouco pode contar apenas com a decisão do presidente. 

Uma mudança de tamanho porte na Previdência precisa passar por etapas. Primeiro a votação no Legislativo, supervisão do Judiciário e sanção do Executivo, seguindo todos os passos que validariam essa ação.

Como pedir aposentadoria no Meu INSS

O primeiro passo para pedir a aposentadoria no Meu INSS é reunir todos os documentos necessários. O cidadão pode fotografar esses documentos, ou encaminhar no portal em formato PDF.

Com o login, o próprio sistema já tem alguns documentos como o extrato previdenciário. Outros podem ser solicitados e cabe ao cidadão encaminha-los dentro do prazo. A partir disso, basta seguir o passo a passo:

O acompanhamento do pedido de aposentadoria pode ser feito em “Resultados” usando o mesmo aplicativo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile